Marca brasileira de educação de qualidade.
0800 771 3009(11) 4367-8303

Diferenciais

Materiais impressos e digitais


Metodologia participativa e desafiadora

Toda a proposta do Sistema J. Piaget - Sistema de Ensino envolve a participação do aluno na aprendizagem, levando-o a estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo. Para atingir esse objetivo, alguns recursos norteiam nosso trabalho:

Interatividade

Diferente do método tradicional, em que o aluno recebe o conceito pronto e faz exercícios, em nosso Sistema, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, o educando interage o tempo todo com o seu próprio aprendizado. Ele é convidado a participar, trabalhando suas experiências, vivências e conhecimentos já adquiridos. Ele pensa, responde e, aos poucos, um “novo” conceito é adquirido.

Contextualização

A interatividade, nossa característica primordial, pressupõe toda a preocupação com o contexto, isto é, com a realidade em que vive o aluno. Ele só poderá interagir realmente se for abordado algo significativo e pertinente ao seu cotidiano. Hoje em dia, sabemos que todo aluno, sem nenhuma exceção, traz conhecimentos prévios e experiências variadas. O nosso material busca, em vista disso, relacionar os conceitos que precisam ser transmitidos à realidade concreta do aluno.

Interdisciplinaridade

O saber não é dissociado, fragmentado. Ele é abrangente a toda a realidade que nos cerca. Do mesmo modo, as disciplinas não são individualizadas. Elas se unem e se completam. Por isso, a nossa concepção de ensino privilegia a inter-relação dos conteúdos.

Transversalidade

Os temas transversais são abordados desde a Educação Infantil, visando estimular o autoconhecimento e o conhecimento do outro, para que floresça, em nossas crianças e jovens, o respeito às maneiras diferentes de ser e pensar e se consolide a convivência harmoniosa.

Competências e habilidades como objetivos de ensino

O material do J. Piaget foi elaborado com foco nas competências e habilidades. Visando facilitar o trabalho do professor, nosso material abre caminhos para o desenvolvimento das competências e habilidades para toda a vida. As disciplinas são utilizadas como meios para atingir esse objetivo.

Conteúdos alinhados como estratégia de ensino global

O material do J. Piaget, ao trabalhar com a interdisciplinaridade, organizou os conteúdos de modo a desenvolver, ao mesmo tempo, nas diversas disciplinas, as relações entre eles. Essa estratégia garante um aprendizado mais amplo e global, além de contribuir para uma maior autonomia e criticidade.

Tecnologia: um passo à frente na educação

São mais de 1 500 objetos educacionais digitais totalmente integrados com o material impresso. As aulas eletrônicas, por meio de DVD-ROMs ou tablets, favorecem a criação de situações facilitadoras de aprendizado, utilizando movimentos, sons, formas e cores, tornando, assim, os conteúdos mais significativos. Por isso, representam uma excelente ferramenta para ser utilizada em sala de aula, motivando o aluno e despertando seu prazer em aprender.

Ensino espiral crescente

Todo o material do J. Piaget foi concebido de modo a privilegiar o conhecimento prévio do aluno, ou seja, o que ele está aprendendo irá somar ao que já sabe. Os conteúdos, portanto, não se repetem, ampliam-se de modo a tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso.

Autores experientes com prática em sala de aula

Ao contrário de outros materiais didáticos, nossas propostas são concebidas por educadores experientes e atuantes em sala de aula, que testam o material e o aperfeiçoam em situações práticas. Assim, o uso do material se torna muito mais prazeroso e fácil, uma vez que respeita as necessidades reais tanto do professor quanto do aluno.


Unidade de linguagem

O material do J. Piaget foi criado por uma equipe de profissionais atuantes em sala de aula, preocupados em elaborar um material que tivesse uma unidade de linguagem desde a Educação Infantil, trabalhando cada assunto com efetividade e profundidade necessárias para a formação global do educando.


Personagens que acompanham o desenvolvimento do aluno

Um grande diferencial do J. Piaget é o grupo de personagens que compõe o material didático da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Suas características físicas e psicológicas foram cuidadosamente elaboradas e se assemelham às características dos alunos em cada faixa etária. Isso garante a criação de vínculo emocional com os personagens, que se tornam integrantes do grupo de amigos dos alunos e, juntos, constroem diversos conhecimentos.


Manual do Professor completo e flexível

O Manual do Professor do J. Piaget traz todas as informações para que o educador realize um trabalho completo em sala de aula. Esclarece sobre a estruturação e a metodologia específicas de cada área do conhecimento. Traz objetivos, propostas, procedimentos, instruções de tarefas e atividades, sempre de forma detalhada. Apresenta, ainda, sugestões de livros, filmes e sites relacionados ao conteúdo que está sendo estudado, o que permite ao professor ampliar o conteúdo de modo significativo e motivador. Além disso, possui uma abordagem altamente flexível, permitindo a criação de outros procedimentos.


Objetos educacionais digitais interligados ao material impresso


Ensino inovador e eficiente

O J. Piaget é o primeiro e único Sistema de Ensino do mercado que relaciona totalmente o material multimídia ao material impresso em todos os segmentos. Confira, abaixo, alguns dos objetos educacionais digitais presentes tanto em DVD-ROM quanto em tablet.

Jogos

Os jogos eletrônicos são elaborados com o objetivo de proporcionar ao aluno e ao professor práticas educacionais atrativas e inovadoras. Relacionados ao material impresso, eles se encontram inseridos em ambientes interativos, dinâmicos e contextualizados, colocando o aluno no papel de protagonista, à medida que o expõe a crescentes desafios. Esses jogos proporcionam o desenvolvimento de estratégias e habilidades importantes para a ampliação da capacidade cognitiva e intelectual.

Videoaulas

Oferece ao aluno e ao professor possibilidades ricas e motivadoras para o aprendizado de determinados conteúdos.

Revista com roteiros de aulas utilizando aplicativos para tablet


O J. Piaget tem como objetivo buscar constantemente novas maneiras de se trabalhar os conteúdos. De modo divertido e eficiente, criou a revista digital Piaget + Apps, que traz uma série de roteiros de aula com a aplicação de uma das mais novas ferramentas tecnológicas que passam a integrar as salas de aula de todo o Brasil: o tablet. Nesses roteiros, são sugeridas algumas conexões que podem ser feitas entre os temas de sala de aula e o material didático do J. Piaget, e os recursos do tablet. Para o professor, um grande benefício na hora de planejar suas aulas digitais; para o aluno, um jeito diferente e divertido de aprender.


Assessoria completa e personalizada


Nossos consultores educacionais acompanham, periodicamente, a implantação e operacionalização do Sistema, auxiliando no dia a dia das escolas. Conhecer e avaliar novas tendências educacionais, por meio dos eventos de capacitação e atualização de professores, garante o máximo de aproveitamento do Sistema. Para as escolas conveniadas ao J. Piaget, são disponibilizados: site gratuito, orientação para campanhas de matrículas e material de divulgação. Além disso, nossa equipe está apta a orientar sobre questões ligadas à gestão financeira, inadimplência e recursos humanos.