Marca brasileira de educação de qualidade.
0800 771 3009(11) 4367-8303

Informes do J. Piaget Sistema de Ensino

;
Voltar

Tempo de mosquitos - Como resolver?


Segundo o departamento de “Infectologia” da Secretaria de Saúde, devido ao clima quente com ocorrência de chuvas, estamos vivendo um período crítico para os surtos de dengue.

O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, é pequeno, porém muito perigoso. Ele pica da canela para baixo, e geralmente a pessoa não sente a sua picada.

Principalmente nesta fase do ano, não dá para descuidar das pequenas atitudes que podem afastar de perto a doença. A ordem dos médicos é PREVENIR.


Então, o que podemos fazer para evitar que o mosquito nos prejudique? Como proteger nossas crianças e jovens?

No ambiente escolar, devemos seguir os procedimentos recomendados pelas autoridades sanitárias (não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros em recipientes), inclusive com o aval dos vigilantes das prefeituras.

Para os pais, em termos práticos, uma sugestão importante é que os alunos venham à escola sempre com meias, tênis e calças compridas.  Tais medidas ajudam a evitar a picada do mosquito.


Outra atitude eficiente é o uso de repelentes (encontrados em farmácia). Solicite, se for possível, para que os alunos passem o repelente antes de vir à escola.

Existe, também, um repelente natural, de citronela, que ajuda a evitar a picada do mosquito.

A citronela, de nome científico Cymbopogon nardus, além de ser utilizada na aromaterapia, possui propriedades insetífugas que mantêm todos os tipos de mosquitos afastados.


É possível, ainda, beneficiar-se com o poder repelente da citronela e evitar que o mosquito da dengue entre em casa fazendo um chá com as folhas da planta e, com esse líquido, lavar as janelas. É bom, também, colocar vasos de planta citronela próximo à porta de casa e das janelas para repelir o mosquito. Vale acender todos os dias uma vela de citronela em cada cômodo da casa.

Reforçamos, pois, a necessidade de mantermos total atenção para essa doença e adotarmos as medidas cabíveis de prevenção.


Verão  Aedes Aegypti  Dengue  Saúde  Prevenção  Citronela  Mosquito  

Imprimir