Marca brasileira de educação de qualidade.
0800 771 3009(11) 4367-8303

Informes do J. Piaget Sistema de Ensino

;
Voltar

Por que se comemora o Dia Nacional da Poesia em 14 de março?


TESTE: Por que se comemora o Dia Nacional da Poesia em 14 de março?


Simples. Antônio, considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, nasceu nessa data. Você sabe de quem estamos falando? Veja outras dicas:
 

  1. O poeta nasceu na Bahia. Seu sonho sempre foi fazer Direito, mas, antes de dar início aos estudos, participou de diversos concursos literários. Sua veia artística talvez tenha sido herdada de seu pai, um dos fundadores da Sociedade de Belas Artes da Bahia.
     
  2. Com menos de 20 anos, Antônio Frederico já havia publicado seu primeiro poema contra a escravidão: “A canção do africano”. Nesse tempo, conheceu a atriz Eugênia Câmara, por quem se apaixonou e a quem dedicou inúmeros poemas, como “Dalila”, “Meu segredo”, “Fatalidade”, entre outros. Ingressou no curso de Direito em 1964, mas interrompeu-o em sequência. No Teatro São João, assistiu à estreia do drama “Gonzaga”, que tinha Eugênia - sua amante - no papel principal. Ela contracenava com o grande ator da época, Elisiário, que fez o papel de Tomás Antônio Gonzaga.
     
  3. Em sua rápida passagem por São Paulo para terminar os estudos de Direito, Antônio Frederico de Castro escreveu e recitou aos paulistas “Tragédia no mar”, poema que ficou conhecido com o título de “Navio negreiro”. Após um desentendimento, separou-se de Eugênia Câmara. Aos 22 anos de idade, depois acertar o próprio pé em uma caçada, iniciou a sua luta pela vida, pois o ferimento não sarou e causou problemas infecciosos e pulmonares. Mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de tratamento, mas decidiu retornar a Salvador. Durante a viagem de volta, observando o céu e o mar, teve a ideia de chamar de “Espumas flutuantes” o livro que reunia seus poemas.
     
  4. Na sua terra natal, apaixonou-se pela jovem viúva italiana Agnèse Trinci Murri, mas não foi correspondido. Dedicou a ela os poemas “Noite de maio”, “Versos para música”, “Remorso”, “Gesso e bronze”, “Aquela mão”, “Longe de ti”, “Em que pensas”. Após os festejos de São João, o estado de saúde agravou-se e Cecéu (apelido que recebeu na infância) faleceu no dia 6 de julho de 1871 no palacete do Sodré. Após sua morte, foram publicadas as obras: “Gonzaga” em 1875, “Cachoeira de Paulo Afonso” em 1876 e “Os escravos” em 1880.
     
  5. Em suas declamações, Antônio Frederico de Castro Alves vestia-se com uma flor na lapela, usava óleos nos cabelos e pó de arroz no rosto para sinalizar palidez.
     

Agora você sabe de quem estamos falando, não sabe? Isso mesmo! O baiano Castro Alves, poeta romântico que foi responsável por uma nova concepção de amor na Literatura e possuía um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Em qual parágrafo você adivinhou? Confira o seu resultado. Compartilhe este teste no seu Facebook e veja o resultado dos seus amigos!


Teste  Dia Nacional da Poesia  Castro Alves  Poema  Poesia  

Imprimir