Criança pode comer chocolate ou não?
O consumo de chocolate não é indicado para crianças menores de dois anos, pois, nessa idade, o organismo delas ainda não está pronto para fazer a digestão de doces, que são ricos em gordura e açúcar. Além disso, há a possibilidade de haver reação alérgica alimentar.
Para crianças maiores de dois anos de idade, o consumo de chocolate recomendado é de até 25 gramas ao dia, o que equivale a uma barra pequena. Os chocolates mais escuros, como o amargo e o meio amargo, devem ter preferência, pois contêm maior concentração de cacau e não são tão gordurosos como o chocolate ao leite e o branco.
O chocolate com altas concentrações de cacau possui antioxidante, portanto, seu consumo moderado faz bem à saúde. Ele auxilia na liberação de serotonina e endorfina no cérebro, substâncias responsáveis pela sensação de bem estar, e possui alguns minerais importantes para o organismo, como manganês, zinco, potássio, magnésio e cobre.
O chocolate branco é totalmente contraindicado, pois é mais calórico e contém concentrações elevadas de gordura. Por ser feito apenas com manteiga de cacau e não com as sementes, é rico em gordura hidrogenada, que faz mal às crianças.
O consumo exagerado de chocolate pode elevar o colesterol e a glicemia. Também pode desencadear diarreia, enjoo, alergia e, em alguns casos, até mesmo intoxicação alimentar. Por isso, é recomendável dar preferência aos chocolates escuros, consumi-los com moderação e manter uma alimentação equilibrada e saudável. Dessa forma, poderemos obter os benefícios que o chocolate oferece.
Feliz Páscoa a todos!
Dr.ª Caroline de Salve – CRN3 – 28964 | Nutricionista da Escola Modelo da Sede do J. PIAGET - Sistema de Ensino Multimídia.
Acesse: www.bemnutrir.com.br
caroline@bemnutrir.com.br