Marca brasileira de educação de qualidade.
0800 771 3009(11) 4367-8303

Informes do J. Piaget Sistema de Ensino

;
Voltar

Aprendizagem significativa: o que é preciso?


por Dulce Regina Vieira Felizardo.
 

Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer

Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessária a disponibilidade para o envolvimento do aluno nesse processo, além do empenho em estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo, em usar os instrumentos adequados que conhece e dos quais dispõe para alcançar a maior compreensão possível. Essa aprendizagem exige uma ousadia para identificar problemas, buscar soluções e experimentar novos caminhos de maneira totalmente diferente da aprendizagem mecânica, na qual o aluno limita seu esforço apenas a memorizar ou estabelecer relações diretas e superficiais. Como esclarecem os PCN: “A aprendizagem significativa depende de uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender” (BRASIL, 1997, p.64).

 

Para ocorrer aprendizagem significativa, o ensino escolar deve priorizar a ação do aluno sobre o seu próprio meio e dar condições para que ele descubra como fazer isso, pois nada substitui a sensação da descoberta.

 

Por isso, nos materiais didáticos elaborados pela editora J. PIAGET, os contextos escolhidos para apresentar os conteúdos curriculares não se limitam a apenas dar exemplos, mas adequam o ensino a situações do cotidiano e às vivências concretas do aluno, pois é assim que novos aprendizados passam a ter significado.

 

à sociedade da qual faz parte

A proposta da editora J. PIAGET visa a uma educação crítica, com responsabilidade

A proposta da editora J. PIAGET visa a uma educação crítica, com responsabilidade, percepção e transformação por parte do aluno. Neste modelo de trabalho, o professor não é entendido como o detentor do saber, que expõe o conhecimento para que o aluno tenha apenas a função de memorizar as informações; nele, o educando participa da construção do conhecimento ativa e criticamente, levando-o à produtividade desde a Educação Infantil, quando ele começa a se preparar para ser um cidadão útil à sociedade da qual faz parte.

 

“O aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer.” (Vygotsky).


Aprendizagem Significativa  J. PIAGET  Professor  Aluno  Sala de Aula  Descoberta  Motivação  

Imprimir