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Informes do J. Piaget Sistema de Ensino

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Como abordar o tema 'trabalho' na Ed. Infantil e no Fundamental I


O trabalho está no centro da organização das famílias, das empresas e do poder público. Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Trabalhador, devem ser discutidas técnicas de ensino que viabilizem a compreensão da amplitude e da complexidade desse tema.
Ensinar a importância do trabalho na sociedade é tarefa fundamental da escola e deve ser cumprida visando às capacidades e limitações de cada faixa etária.

Para os alunos da Educação Infantil, é importante relacionar o tema a seus grupos de convívio mais significativos, como a família e a escola. Nessa fase, é importante compartilhar informações, comentando e ouvindo as opiniões dos colegas de classe sobre as profissões dos familiares, por exemplo, e ouvir depoimentos dos profissionais da escola a respeito das funções que exercem.


A narração de contos infantis e a exibição de desenhos animados ou filmes que mostrem personagens conhecidas no seu local de trabalho ajudam a contextualizar a prática profissional em diferentes ambientes.

No Ensino Fundamental I, por sua vez, são desenvolvidas novas formas de depreender e registrar os conhecimentos adquiridos. Nessa fase, é possível abordar os diferentes processos de produção dos itens que consumimos, como alimentos, roupas e brinquedos, além de conceituar uma importante instância da sociedade: o poder público. Podem ser discutidos temas que apresentam um viés histórico mais demarcado para que as noções de anterioridade e posteridade sejam adquiridas. Também é possível apresentar profissões extintas e novas profissões, relacionando-as com a tecnologia vigente em cada período histórico. Fotografias antigas, anúncios classificados de empregos e serviços, propagandas de produtos industrializados, entre outros gêneros textuais, exemplificam o assunto e ajudam a compreender as alterações no cotidiano dos trabalhadores e cidadãos.

No segundo ciclo do segmento, os contextos são ampliados e são exploradas as atividades econômicas tradicionais do município e da região em que o aluno vive. Nesse caso, a visita a uma indústria, fábrica ou prestadora de serviço local pode auxiliar na compreensão da relação entre atividade profissional e desenvolvimento econômico. Esse conceito é fundamental para o estudo dos diferentes ciclos da economia nacional, desde a colonização até os tempos atuais. A leitura e a construção de linhas do tempo, gráficos e infográficos com os dados de diferentes períodos podem auxiliar no processo de formalização dos assuntos discutidos.

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, é essencial apresentar esse importante assunto com ampliação gradual, utilizando o aprendizado prévio como requisito para a expansão dos conceitos relacionados a ele. No material didático J. PIAGET – SEM, a própria distribuição dos conteúdos programáticos facilita a apresentação do tema. Veja:
 

 


Trabalho  Educação Infantil  Fundamental I  Dia do Trabalhador  1° de maio  Atividades  

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