Marca brasileira de educação de qualidade.
0800 771 3009(11) 4367-8303

Informes do J. Piaget Sistema de Ensino

;
Voltar

Professor, você já utilizou mapas conceituais?


Os mapas conceituais são diagramas de significados que não buscam classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los. O fato de dois conceitos estarem unidos por uma linha indica que há, no entendimento de quem fez o mapa, uma relação entre eles. Esses diagramas devem funcionar como um recurso de aprendizagem capaz de evidenciar relações entre conceitos e os significados atribuídos a eles. Também podem ser utilizados para auxiliar na ordenação e na sequência hierarquizada dos conteúdos de ensino de forma a oferecer estímulos adequados aos alunos.

No DVD do material de Filosofia do 1º ano do Ensino Médio, encontramos, como recurso didático, mapas conceituais diversos. Em um deles, encontram-se noções como lógica formal e moderna, além das ideias dos filósofos Kant, Leibniz e Aristóteles. Para completar o mapa conceitual sugerido, basta arrastar palavras ou conceitos. Ao clicar no botão “Verificar”, é possível conferir acertos e erros. Apertando o botão “Correção”, aparecem as respostas corretas. Por fim, é possível apertar o botão “Respostas dadas” para comparar as respostas fornecidas com as respostas corretas.

Para o desenvolvimento do conteúdo de Filosofia, há sugestões de apoio aos temas propostos, como: referências bibliográficas, revistas, sites com conteúdo de interesse do professor, filmes e vídeos, sempre com o objetivo de enriquecer o trabalho dos educadores em sala de aula.


Mapa Conceitual  Palavras  Conceitos  Filosofia  Ensino Médio  J. PIAGET  

Imprimir