Marca brasileira de educação de qualidade.
0800 771 3009(11) 4367-8303

Informes do J. Piaget Sistema de Ensino

;
Voltar

Transversalidade e interdisciplinaridade no Ensino Fundamental I


Os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam o trabalho com Temas Transversais para complementar a formação cidadã dos alunos visto que as disciplinas convencionais contemplam os temas que podem colaborar para a conquista desse objetivo, mas não os esgotam. A proposta visa à apresentação de questões sociais contemporâneas e uma reflexão acerca de suas consequências para a sociedade como um todo.

O objetivo fundamental da ação é o de que as crianças consigam relacionar as próprias atitudes e as de seus conhecidos aos valores que devem guiar a vida social.

O texto do documento enfatiza a importância de o trabalho permear todas as disciplinas: “[...] pretende-se que esses temas integrem as áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade” (p.29).

O material didático J. PIAGET – SEM apresenta, em todos os Volumes, sugestões de atividades que integram os assuntos próprios de cada disciplina aos eixos dos temas transversais. Veja alguns exemplos!


Transversalidade  Interdisciplinaridade  Fundamental I  J. PIAGET  Ferramentas de Ensino  Parâmetros Curriculares Nacionais  Cidadão  Sociedade  

Imprimir