Marca brasileira de educação de qualidade.
0800 771 3009(11) 4367-8303

Informes do J. Piaget Sistema de Ensino

;
Voltar

A compreensão de enunciados de comando


por Dulce Regina Vieira Felizardo.

É bastante comum a dificuldade que os alunos apresentam diante de enunciados de questões de provas e exercícios escolares. Às vezes, isso é tomado como deficiência na interpretação global do texto, mas o que pode interferir no entendimento é o emprego de palavras sem precisão de sentido no contexto do enunciado e o desconhecimento do significado de várias outras, como os verbos de comando.

 

É sabido que a correta compreensão do enunciado escrito depende diretamente da interação entre o leitor (aluno) e o autor (professor). Sem esse esforço colaborativo, não se chega a resolver, com sucesso, uma determinada questão dada como tarefa escolar. Quando o professor elabora uma questão que apresenta defeitos em sua construção ou emprega palavras cujo significado é desconhecido pelo aluno, o desempenho deste fica comprometido.

 

Com compreensão, análise e crítica daquilo que se lê, pode-se ampliar a concepção de mundo. Portanto, o uso de uma linguagem clara e precisa para o comando das questões é recurso fundamental para que o aluno possa formular respostas coerentes, ou seja, construir relações significativas inerentes aos contextos em que as palavras foram empregadas.

 

O material J. PIAGET apresenta um trabalho bastante relevante relacionado a essa problemática, especialmente no que se refere aos verbos de comando. Ele aponta para o professor, página a página, quais verbos precisam ser trabalhados antes de os alunos realizarem as atividades propostas. Além disso, há uma relação de todos os verbos presentes no material bem como os seus significados e o tipo de resposta que se espera.

 

Como reflexo desse trabalho, os alunos passam, aos poucos, a compreender melhor aquilo que leem, pois disso depende a sua formação global para enfrentar as situações-problema cotidianas.


J. PIAGET  Verbos de Comando  Compreensão  Interpretação  Enunciados  Provas  Professor  Aluno  

Imprimir