Marca brasileira de educação de qualidade.
0800 771 3009(11) 4367-8303

Informes do J. Piaget Sistema de Ensino

;
Voltar

Escola sustentável para uma geração responsável


O J. PIAGET desenvolveu esse projeto na sua escola modelo, o Colégio Piaget, buscando alternativas para melhorar a eficiência energética da instituição. Mas o que é eficiência energética? Ela consiste em obter o melhor desempenho na produção de um serviço com o menor gasto de energia possível. Como a água é o principal combustível para gerar a nossa energia, a preservação desse bem teve um dos maiores destaques dentro do nosso conjunto de medidas.

Na primeira fase do projeto de gestão responsável, foram implantadas duas cisternas que, juntas, coletam 20 mil litros de água da chuva. As atividades corriqueiras, como a lavagem do pátio ou a irrigação do gramado e das árvores, são realizadas com essa água. Como, segundo os especialistas, a falta de chuva será cada vez mais frequente, outra cisterna foi instalada para servir como fundo de emergência da escola.
 

O J. PIAGET desenvolveu esse projeto na sua escola modelo, o Colégio Piaget.


Na segunda fase, todas as lâmpadas comuns da instituição foram substituídas por lâmpadas de LED, que apresentam melhores resultados na economia e na durabilidade, pois, em geral, duram mais de 70 mil horas. Na comparação econômica, essas lâmpadas proporcionam até 80% de redução de energia e possuem acendimento instantâneo, evitando desperdícios. Além disso, o Colégio Piaget economiza na segurança, pois, juntamente com a alta durabilidade, elas têm baixa voltagem de operação, evitando choques, explosões e riscos de incêndios. O material não emite calor e não atrai insetos. Outro ponto positivo para esse tipo de lâmpada é seu benefício para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável: a tecnologia LED não utiliza materiais nocivos como o mercúrio, e a ausência de ultravioleta e de infravermelho garante também benefícios à saúde das pessoas.

Na terceira fase do projeto de gestão responsável, foram instalados painéis solares para diminuir a utilização de energia elétrica e, assim, reduzir o impacto ambiental das hidroelétricas. Além disso, o uso da energia solar é uma das atitudes sustentáveis mais promissoras na luta contra a degradação do meio ambiente, pois ela é renovável e limpa, isto é, nunca se acaba e não gera poluição. O Colégio Piaget também aproveita a energia térmica que o sol produz para aquecer a água nos vestiários da piscina e nas pias da cozinha.

Gerir uma escola sustentável é gerar alunos responsáveis. E o melhor é a instituição alcançar sua sustentabilidade de forma coerente com os princípios éticos e com a construção de práticas socioambientais sustentáveis. O J. PIAGET acredita que a execução de ações desse tipo por parte da escola, além de reforçar a sua imagem institucional e permitir usufruir dos resultados intrínsecos das ações, traz no seu bojo a coerência e a credibilidade em relação ao que se ensina em sala de aula. Nada é melhor que pautar o ensinamento pelo exemplo.

Caso a sua instituição de ensino tenha interesse em realizar um projeto desse tipo, entre em contato com o J. PIAGET – Sistema de Ensino Multimídia. Será um prazer ajudarmos você a desenvolver uma campanha ecológica, tornar a sua escola sustentável e inserir seus alunos na nova geração de pessoas responsáveis com o meio ambiente.


Escola Sustentável  Ecologia  Sustentabilidade  Geração Responsável  Gestão Responsável  Hidrelétricas  Água  Eletricidade  Chuva  LED  Energia  Energia Solar  Projeto  J. PIAGET  Energia Térmica  Saúde  Meio Ambiente  Crise  Campanha Ecológica  Nova Geração  Escola  Alunos  Responsabilidade  Painéis Solares  Cisternas  Economia  Planeta  

Imprimir