Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility A nova realidade da escola digital – Sistema Piaget
Categorias
Uncategorized

A nova realidade da escola digital

Pedagógico

Quatro das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental apontam a necessidade de relacionar os conhecimentos desenvolvidos nessa etapa da Educação Básica às tecnologias digitais

A competência geral 5, sobretudo, destaca a importância de levar os alunos a compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações; produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

As significativas mudanças sociais causadas pelo uso de tecnologias móveis, como celulares e tablets, fazem com que a escola aborde gêneros típicos da cultura digital, como vlogs e ciberpoemas, por exemplo, e ajude os alunos a agir de forma responsável e ética ao realizar ações atualmente corriqueiras, como curtir, comentar e compartilhar posts em redes sociais; enviar fotos, vídeos e áudios com o uso de aplicativos de troca de mensagens.

Além disso, é papel da instituição de ensino mostrar ao educando as múltiplas possibilidades de uso das tecnologias, já que crianças e adolescentes, normalmente, exploram os dispositivos com finalidade de lazer e comunicação.

Para atender a essas necessidades, o material do Sistema Piaget apresenta uma seção específica sobre o tema. 

Segundo Dulce Vieira, diretora pedagógica e editorial do Sistema Piaget, “o objetivo, ao longo dos anos, é apresentar aos alunos softwares (de edição, de apresentação, de planilhas etc.), aplicativos, sites e jogos que possam ser usados para a realização de diversas tarefas escolares”. Por meio das propostas, os estudantes poderão editar imagens e textos para produzir diferentes gêneros discursivos; gravar vídeos para simular, por exemplo, um telejornal; realizar pesquisas na internet e exercitar habilidades relacionadas à programação e ao pensamento computacional, entre outras ações que enriquecem a aprendizagem.

Além desse trabalho proposto no material do Sistema Piaget, nossa Coleção é acompanhada de objetos digitais (videoaulas e jogos) que reforçam o trabalho desenvolvido no Manual do Aluno e podem ser acessados em nossa plataforma Octus – um ambiente virtual de aprendizagem.

Através da plataforma Octus, o Sistema Piaget oferece assistência às escolas para transmitirem as aulas on-line, melhorando desde a gestão até a dinâmica das aulas. É o suporte de que sua escola precisa, com uma ferramenta segura e moderna. 😊

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe comercial via WhatsApp: (11) 96308-1190

Receba nossa newsletter!