Categorias
Pedagógico

Aprender brincando é coisa séria!

Pedagógico

Aprender brincando é coisa séria!

O que os estudantes fazem no tempo livre? Eles provavelmente jogam games on-line, assistem a seriados, usam as redes sociais, ouvem podcasts e se divertem com os amigos. Se é assim que eles escolhem investir o tempo fora da escola, por que não trazer essas atividades para dentro dela?

Calma, não se trata de transformar o horário escolar em um eterno recreio. Estamos falando da apropriação da metodologia e da dinâmica dos jogos e brincadeiras para ensinar.

E aqui não estamos nos referindo apenas aos jogos educativos… eles são importantes, mas ainda mantêm aquela áurea de atividade escolar x atividade de lazer.

Edutainment,
a diversão no aprendizado

Com a introdução de mais tecnologias digitais na educação, as aulas expositivas se tornaram cada vez mais desinteressantes para os estudantes e menos eficazes para o aprendizado. Elas são importantes, mas é preciso também falar a linguagem dos jovens, atrair sua atenção – com tantos outros conteúdos competindo com cores, sons e formas nas telas – engajá-los de forma ativa. 

Surge dessa necessidade o edutainment, ou edutenimento, ou seja, a junção de entretenimento e educação que visa levar o universo dos games e das atividades de lazer para o aprendizado. O edutainment não é uma metodologia específica, mas a apropriação da lógica dos jogos, das brincadeiras e de produtos de entretenimento como filmes, podcasts e séries para a educação. 

Embora a tecnologia tenha papel importante nessa educação lúdica, o edutainment não depende, necessariamente, de aparatos tecnológicos para correr e está mais ligado ao uso da criatividade, da experimentação, da gamificação e da participação ativa.

Um sistema de ensino pode ser uma solução prática e eficiente para a sua escola, na implantação desse novo aprendizado.

O Sistema Piaget se destaca nesse mercado pela adoção ampla de tecnologias educacionais, tais como: livros digitais – jogos – atividades interativas – videoaulas, são mais de 800 objetos digitais tecnológicos fazendo parte da aprendizagem. Caso tenha interesse, fale com um de nossos consultores para saber como o Sistema Piaget pode ajudar sua instituição.

Até a próxima!

Receba nossa newsletter!