Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC – Sistema Piaget
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Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC

Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC.

Por Maria Luísa Silvestre

Pedagógico

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) menciona a necessidade de um planejamento de aulas  que tenha como objetivo a formação integral do aluno. Ela nos alerta sobre a importância de que, nos trabalhos desenvolvidos, ocorram “a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real e a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende.”Também nos orienta com a especificação das competências que devemos ajudar os estudantes a adquirirem. Eis as principais: 

conhecimento /  pensamento científico, crítico e criativo / comunicação / conscientização social e ambiental / autoconhecimento, empatia e colaboração / responsabilidade e cidadania

 Já a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), além de propor um tema anual para projetos pedagógicos, destaca quatro pilares que as escolas devem  trabalhar de modo a levar o estudante a: aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a ser; e aprender a conviver.

Muita coisa, querido(a) professor(a)? Difícil abranger tudo isso em suas aulas? Na verdade, é bem mais fácil do que parece, pois esses itens se unem, se complementam.             

Vamos apresentar, a seguir, um resumo e  alguns exemplos.

Com certeza, suas atividades já incorporam vários desses valores. Resta, talvez, você acrescentar um ou outro.

FORMULAÇÃO DE PROJETO, INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO

Muitos trabalhos podem ser organizados com a participação de toda a equipe de professores ou parte dela, a partir de um tema ou mesmo de uma data importante, como, por exemplo: a Festa Junina da escola, o Dia do Meio Ambiente, o Dia da Mulher.

Escolhido o tema, cria-se um Projeto Interdisciplinar em que dois ou mais componentes curriculares relacionam seus conteúdos para aprofundar um conhecimento, estabelecendo, assim, a integração dos saberes. 

Outra opção de Projeto Interdisciplinar parte da escolha de um LIVRO. As editoras e mesmo aplicativos de e-books oferecem livros para faixas etárias específicas que abordam questões sociais, emocionais e ambientais. Muitas histórias fictícias têm relevantes conteúdos que podem ser explorados pelas diversas disciplinas. 

Quando, por exemplo, um livro lido e interpretado nas aulas de Português é tema para produções artísticas nas aulas de Arte, resulta uma discussão histórico-social nas aulas de História, inspira a elaboração de iconográficos com recursos da Tecnologia Digital e até mesmo a montagem pelos próprios alunos de uma pecinha teatral (com música, dança, cenário), o projeto, além de sua Interdisciplinaridade,  torna-se rico em contextualização. Isso significa que  o aluno constatará que o assunto trabalhado  é significativo para a sua vida e que, de alguma forma, ele está aprendendo algo útil para ser aproveitado no seu cotidiano. Em consequência, sentirá prazer e gosto pelo conhecimento, entendendo sua importância.

 Como sugestões para  Projetos Interdisciplinares,  mencionamos 3 obras:  E se fosse com você?, de Sandra Sariê / Ética e Cidadania Organizacional-Guia Prático, de Paulo Roberto Berdano / Eu estou aqui, de Maís Zakzuk. Todas trazem mensagens socioemocionais, como: diversidade cultural, empatia, integração entre as pessoas, autorrespeito e respeito ao outro. Especificamente,  o livro Eu estou aqui, por falar de crianças refugiadas ou imigrantes e citar vários países, torna  recomendável a inclusão da disciplina de Geografia ao projeto.

ATIVIDADES EM GRUPO E PROTAGONISMO

As atividades de um  Projeto Interdisciplinar são organizadas pelos alunos divididos em equipes, de modo que o professor deve estar muito atento e orientar sobre os procedimentos, as formas de relacionamento adequadas, as atitudes de cada membro, garantindo que todos participem, que haja harmonia entre eles e as ideias sejam ouvidas e respeitadas.  

Antes do início das atividades, convém reforçar para os alunos a importância da colaboração de cada membro, que deverá ter, portanto, suas tarefas determinadas, compromissos e responsabilidades (já que muitas tarefas precisam ser realizadas individualmente, em casa, precedendo os momentos de reunião das equipes).               

Dessa maneira, fica garantida a lição fundamental para a vida toda: “como trabalhar em grupo”

O professor deve se lembrar de que, no decorrer de todo o projeto,  ele é o mediador, o orientador, de cujo papel depende o desenrolar das atividades. Ele precisa atuar sim, e muito, para auxiliar os alunos. Mas, ao mesmo tempo, eles é que são os protagonistas dos trabalhos, ou seja, os alunos deverão ter oportunidades de escolhas e decisões. 

Que tal os grupos decidirem de que forma apresentarão o resumo de suas conclusões? Será por meio de uma peça teatral? De uma história em quadrinhos? Da produção de um vídeo  ou  uma storytelling digital? Permita que os alunos escolham direções e enfrentem desafios. Todo e qualquer trabalho deve ajudar na aquisição  de uma identidade protagonista, que prepara o aluno para a vida na sociedade e no futuro ambiente de trabalho. Nesse processo (sempre com a supervisão do professor), vale errar, refazer, reorganizar. O aluno perceberá suas próprias habilidades e limitações, e concluirá que as dificuldades poderão sempre ser superadas.

COMUNICAÇÃO E TIPOS DE LINGUAGEM

O seu planejamento, professor, estará no caminho certo quando as suas atividades ou projetos exercitarem a comunicação e expressão do aluno em duas ou mais linguagens: verbal (oral e escrita) e não verbal (corporal, visual, sonora e digital). 

Sabemos que os trabalhos geralmente  são redigidos e/ou apresentados oralmente. E esse treino da comunicação verbal é de extrema importância. Entretanto, há muitas outras linguagens que os alunos devem experimentar. 

Uma dramatização ou apresentação de música e de dança podem combinar com muitos projetos.

A linguagem artística, por meio da Oficina Maker (proposta criativa do “faça você mesmo” com reaproveitamento de materiais), permite que o aluno faça produções referentes a qualquer tema ou disciplina. Bonecos-personagens dos livros, tipos de células e camadas do solo são alguns exemplos da Arte como integrante constante da interdisciplinaridade.   

E, como os alunos gostam bastante, a linguagem digital, por meio de  aplicativos, possibilita inúmeras realizações combinando imagens e sons.

RODAS DE CONVERSA E SOCIOINTERACIONISMO

 A BNCC e a Unesco são unânimes em recomendar como pilares fundamentais na formação do estudante o autoconhecimento, o conhecimento do outro, o autorrespeito e o  respeito ao outro, a empatia e o convívio harmonioso. 

Esses valores se desenvolvem no dia a dia nas aulas bem planejadas em que, com frequência, forma-se uma roda de conversa. Garanta que todos tenham a chance de falar,  de expor seus pensamentos e sentimentos. O assunto é da disciplina de Matemática ou Ciências? Há muito para se conversar sobre finanças, gastos, consumo e consumismo ou sobre higiene, saúde física e psicológica. Tenha, professor, o hábito de, dentro da sua disciplina, trazer assuntos para o cotidiano dos alunos e dê VOZ a eles. Crie um “gancho” com seus conteúdos programáticos e promova um bate-papo informal. 

Essas conversas unem os alunos, desenvolvem uma relação social e cultural entre eles e estimulam uma aprendizagem ativa. 

Até quando um Projeto Interdisciplinar esteja em andamento, cabe uma roda de conversa para eles contarem como estão progredindo, como estão se sentindo, quais são seus planos ou quais são as dificuldades.

Também a roda de conversa pode acontecer para a escolha de livros (assuntos que eles gostariam que constassem nas leituras) e temas de projetos.

CIDADANIA

Toda aula é hora de louvar a VIDA.  Dê um jeitinho de sua aula passar mensagens positivas com o ensinamento de que cada um tem responsabilidade com a própria vida, a vida dos outros e a vida do planeta. 

Chega de valores egoístas e de violência! Nas nossas aulas, ajudemos as crianças e adolescentes a serem cidadãos pensantes, críticos, atuantes para o bem  e desejosos de criarem um mundo mais fraterno, com preocupações humanitárias e ambientais.

Para as aulas de Português, recomendamos a leitura de poesias e, depois, a criação de textos poéticos sobre assuntos sociais e ecológicos. Nas aulas de Ciências, História e Geografia, muito se tem a comentar sobre as sociedades e suas atitudes, sobre a devastação da natureza, sobre o aquecimento global, etc.

Que tal montar Projeto Interdisciplinar com a participação de todas as disciplinas sobre “Cidadania e Valores”?

O Mundo agradecerá!!!

E então? Suas aulas abrangem todos esses aspectos pedagógicos que mencionamos?  Se faltam alguns, insira-os nas próximas propostas de trabalho. 

 

Saiba, também, que o material pedagógico do “Sistema  Piaget” é organizado com base nas orientações da BNCC e na Unesco. Ele estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da trajetória escolar.

Venha conhecer. Você encontrará atividades interativas e motivadoras, incluindo trabalhos interdisciplinares e projetos.

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