Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA – Sistema Piaget
Categorias
Uncategorized

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Pedagógico

Por Maria Luísa Silvestre e Fernando Farina

No dia 28/04 é comemorado o Dia Internacional da Educação. Em uma época tão desafiadora quanto agora, a tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável para a educação, tanto para a comunicação entre alunos e professores, quanto para as aulas a distância. Como será o futuro da educação?

TECNOLOGIAS DIGITAIS: ESSENCIAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

O mundo hoje é digital e as escolas não poderiam ficar de fora. Elas se digitalizaram e as informações, lições e notas passaram a ser enviadas e recebidas online. Surgiu um novo conceito de escola, que torna a experiência do aprendizado muito mais sofisticada e enriquecedora, que permite aos alunos criar e compartilhar suas próprias produções digitais, incentivando a  cultura maker dentro da sala de aula. Isso significa que os estudantes constroem o seu próprio conhecimento, o que não minimiza a atuação do professor, que continua exercendo o seu papel fundamental: o de orientador.

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO NOS DIAS ATUAIS

E se antes a tecnologia somava-se à educação para auxiliá-la, agora é essa tecnologia que permite aulas a distância em tempos de quarentena, que só foi possível graças à inserção digital dos alunos que não estranharam o uso de diferentes plataformas durante o aprendizado. Desse modo, a adaptação ao formato das aulas on-line foi rápida e obteve sucesso maior do que o esperado.

E NO CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Brincar na Internet para as crianças menores é um processo valioso de construção do conhecimento, gerando situações interativas, facilitadoras e motivadoras da aprendizagem. Quando utilizada corretamente, a internet é um espaço que motiva pelas inesgotáveis novidades e possibilidades.

Muitos dizem que as crianças de hoje já nascem sabendo como usar toda essa técnica. Então, os chamados nascidos digitais parecem ter habilidades natas para lidar com a comunicação on-line e com as diversas propostas que a tecnologia traz para o nosso dia a dia. É essa facilidade de uso que permite que, até na educação infantil, aulas online e a distância não se tornem um empecilho para os alunos.

Mas um alerta se faz necessário. Os professores sempre devem conversar com as crianças, mesmo com as bem pequenas, que nem tudo o que a internet apresenta é bom e verdadeiro. Precisam cotidianamente trabalhar para a conscientização de que a tecnologia virtual traz enormes benefícios, mas malefícios também. Explicar que elas só devem se ater a conteúdos voltados para o bem comum, a consciência ambiental, o respeito às diferenças e a promoção da paz.

O QUE OS PEDAGOGOS DIZEM SOBRE A DIGITALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO FUNDAMENTAL I?

Os pedagogos reconhecem as vantagens de as crianças se sentirem mais motivadas a aprender utilizando um smartphone ou tablet porque é a realidade delas, faz parte do seu dia a dia.

Além disso, eles lembram que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva a modernização dos processos educacionais e das práticas pedagógicas, inclusive com o uso da tecnologia.

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO MATERIAL DO SISTEMA PIAGET

O material didático do Sistema Piaget é pioneiro na junção de ensino e tecnologia. Por mais de duas décadas, o material é pensado de maneira a estimular o uso de dispositivos digitais em sala de aula e na extensão desse uso para o cotidiano dos alunos.

Dentro do material, é possível identificar ícones que revelam atividades e exercícios que devem ser feitos em um computador, tablet ou celular. Esses ícones apresentam aos alunos videoaulas, jogos, exercícios interativos e links para complementar as orientações dos professores. Desde o ensino infantil, há uma naturalização do uso de dispositivos, como tablets, computadores e celulares, que visa o desenvolvimento neurocognitivo do aluno e também seu domínio sobre os meios digitais.

Nas apostilas e na plataforma online, o aluno do Sistema Piaget conta com diversas formas de interação digital.
Os personagens do material estão sempre se envolvendo com tecnologia.

O Sistema Piaget possui diversas tecnologias que podem auxiliar diferentes modelos de escola. Quer entender mais como a sua escola pode ser parceira do Sistema Piaget? Entre em contato com nossos consultores através do WhatsApp!

LEIA TAMBÉM:

Receba nossa newsletter!