Planejamento pedagógico, como fazer e qual é a sua importância? – Sistema Piaget
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Planejamento pedagógico, como fazer e qual é a sua importância?

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Planejamento pedagógico, como fazer e qual é a sua importância?

A educação é um fator que deve ser pensado e construído por meio de processos, afinal, exerce um papel de fundamental importância em nossa sociedade, pois sem ela não há conhecimento nem formação de cidadãos mais conscientes. 

Por isso, a instauração de um Projeto Político Pedagógico nasceu como instrumento importante para assegurar à gestão escolar essas novas perspectivas políticas e educacionais.

“Artigo 20 – § 1º O Projeto Político Pedagógico da escola traduz a proposta educativa construída pela comunidade escolar no exercício de sua autonomia, com base nas características dos alunos, nos profissionais e recursos disponíveis, tendo como referência as orientações curriculares nacionais e dos respectivos sistemas de ensino.“ (DCNEB, Brasil/ MEC, 2013.)

Nesse sentido, é fundamental que o Projeto Político Pedagógico – PPP leve em consideração as regras da BNCC, modificando e adequando seu planejamento pedagógico, de acordo com as diretrizes apresentadas para os diferentes níveis de ensino.

Lembrando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento homologado pelo Ministério da Educação (MEC), voltado para as etapas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ela determina, por exemplo, as competências gerais e específicas, além das habilidades e as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas ao longo de cada fase da educação básica. Ou seja, a Base funciona como um conjunto de orientações que norteiam as equipes pedagógicas no momento da elaboração dos currículos escolares, devendo ser seguida por todas as instituições escolares do país. 

Quer entender melhor a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP)?

Confira a seguir as dicas do Sistema Piaget!

O primeiro passo é realizar a reelaboração curricular, refletindo sobre como o processo de aprendizagem pode contemplar as propostas da Base. Do mesmo modo, é preciso reestruturar os materiais didáticos que serão utilizados, verificando se estes atendem tanto à BNCC quanto às necessidades estudantis.

Ao longo do processo, também é mais do que essencial incentivar a comunicação clara entre os pais e a comunidade escolar, além de oferecer meios e recursos para promover a formação continuada do corpo docente da escola. Com isso, é possível garantir o aumento da qualidade da educação, engajando as famílias e todos os envolvidos no período de transição.

Levando tais aspectos em consideração, a gestão escolar pode propor debates e ações participativas para explicar detalhadamente os princípios democráticos propostos pela BNCC e como eles impactam significativamente a elaboração do PPP na instituição educativa. Tudo isso para que seja possível proporcionar uma educação mais igualitária e favorecer, sobretudo, a criação de um processo colaborativo entre toda a comunidade.

Mas quais são as ações para a (re) elaboração PPP?

1) Envolvimento e sensibilização da equipe da escola para promover o engajamento e a visão de conjunto do trabalho a ser realizado.

2) Planejamento coletivo para organizar o processo e definir as atribuições de cada participante; pode conter informações sobre as ações, etapas, duração e responsáveis.

3) Levantamento para coletar dados e fazer um diagnóstico sobre a escola.

4) Mobilização da comunidade escolar externa (pais e familiares, responsáveis, vizinhos) para participar.

5) Análise e socialização dos dados e definição de prioridades para estabelecer metas com a comunidade escolar.

6) Elaboração e validação do texto do documento.

7) Divulgação da versão final.

8) Uso do documento como referência para nortear a tomada de decisões no cotidiano escolar (permanente).

E a cada ano deve-se refletir sobre os aspectos relacionados a:

1. Atualização das informações sobre a comunidade e dos indicadores educacionais.

2. Discussão da atualização dos indicadores educacionais e o levantamento de metas e ações planejadas no PPP anterior.

3. Organização de grupos temáticos para revisão das ações do plano.

4. Socialização das análises das ações planejadas no PPP anterior com a comunidade escolar.

5. Revisão do texto anterior.

6. Elaboração e validação da redação do texto revisado.

7. Divulgação da versão finalizada.

Com as dicas acima, do Sistema Piaget, você viu como pode proceder com o Projeto Político Pedagógico em sua escola! Então, aproveite o momento para se debruçar sobre este instrumento tão importante na gestão escolar.

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