Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility PROJETOS DE DISCUSSÃO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO COTIDIANO – Sistema Piaget
Categorias
Uncategorized

PROJETOS DE DISCUSSÃO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO COTIDIANO

PROJETOS DE DISCUSSÃO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO COTIDIANO

Pedagógico

Por Maria Luísa Silvestre e Fernando Farina

Não é novidade que a constante problematização de situações do cotidiano dentro da sala de aula possibilita a interação e o diálogo nas mais diversificadas experiências dos alunos, envolvendo sempre uma tomada de decisão.

Os exercícios de debate são muito importantes para a criação de um pensamento crítico nos estudantes, então é fundamental que o professor conduza PROJETOS DE DISCUSSÃO com a sala. E para chamar a atenção da turma, pode sim fugir do conteúdo programático e inserir temas e assuntos que fazem parte da realidade e do cotidiano dos alunos.

Idealmente, o tema deve ser analisado em grupos pequenos, para facilitar o debate. Após a divisão dos grupos, dá-se um tempinho para a pesquisa – fora do horário da aula – e é combinado o retorno, em sala de aula, para a discussão e a sugestão de propostas. Anota-se tudo em folhas ou cartazes e apresenta-se para os outros alunos.

Uma boa dica é fazer um varal ou mural na sala de aula e nele prender as folhas com os argumentos e propostas de cada grupo. Assim, variadas respostas ou possíveis soluções ficarão expostas. É fundamental que os alunos vejam as soluções dos outros alunos porque talvez um grupo não tenha sequer cogitado algumas delas. Ao fim, os grupos irão comentar e tirar as suas conclusões.

Importante dizer que este varal pode sim ser digital, incluindo plataformas de compartilhamento de conteúdo, como o Google Drive.

QUE TAL SE OS ALUNOS ESCOLHEREM O TEMA?

Geralmente, quando os alunos escolhem o tema, este está relacionado com o perfil da turma, da faixa etária, das suas experiências de vida, de seus medos, inseguranças, etc.

Procure delimitar o tema, ou seja, enfocar um aspecto por vez quando o tema escolhido por eles for muito genérico.

Por exemplo, se eles sugerirem “Problemas do adolescente”, por ser um tema muito abrangente, o adequado é dividi-lo em “Namoro”, “Relacionamento com os pais”, “Sexualidade”, etc. Sempre de acordo com a escolha deles. Porque desta vez o tema é deles. É papel do professor intermediar as dúvidas e os achados de cada pesquisa.

OS BENEFÍCIOS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A metodologia de discussões em grupo não leva necessariamente os alunos a encontrarem a solução mágica para os problemas, e sim a gerar dados capazes de formular hipóteses e aprofundar o conhecimento sobre um tema específico. Só a obtenção do hábito de pesquisar e refletir constitui em si um rico aprendizado para a vida toda. Os alunos vão, aos poucos, aprendendo a trabalhar em grupo, a pesquisar, a refletir, a resumir e achar respostas e/ou soluções. Além disso, os alunos desenvolvem uma postura argumentativa, participativa e questionadora, que lhes proporciona uma visão crítica em relação ao mundo em que vivemos.

A visão crítica é fomentada nos anos finais do ensino fundamental.

MATERIAL DO SISTEMA PIAGET QUE AUXILIA NOS “PROJETOS DE DISCUSSÃO”

No material didático do Sistema Piaget, incluem-se dois materiais socioemocionais:

O PROGRAMA SOUL SOCIOEMOCIONAL, destinado aos alunos do Nível I ao 5º ano do Fundamental, apresenta técnicas que ensinam a escutar atentamente, a silenciar nos momentos necessários, a se expressar nas ocasiões adequadas, a entender aos comandos, a focar a atenção nas tarefas, a ouvir o outro e respeitá-lo.

O PROGRAMA SOUL, destinado aos alunos do Nível I ao Ensino Médio, que foca na realização de exercícios de postura, respiração adequada, concentração e relaxamento, com a intermediação do professor, que irá trabalhar o mindfulness e meditação com os alunos.

Esses dois materiais socioemocionais, que se complementam, proporcionam equilíbrio, calma, autoconhecimento e respeito ao outro, ou seja, oferecem as bases essenciais para os debates e trabalhos em grupo da proposta dos PROJETOS DE DISCUSSÃO.

Quer conhecer mais e saber como levar o Programa Soul Socioemocional para a sua escola? Entre em contato com nossos consultores através do WhatsApp!

Mantenha-se informado sobre as novidades na educação, acompanhando nosso blog. Em nossas redes sociais também temos conteúdos exclusivos. Confira!

Receba nossa newsletter!