Fundamental 1

Preparando cidadãos para os desafios do futuro.

O material para o Fundamental – séries iniciais do Sistema Piaget, foi elaborado com as mais modernas práticas de ensino, permite, de forma consistente e ancorado nos pilares a seguir, que os alunos desenvolvam as habilidades e competências necessárias para o século XXI.

Existem personagens que são apresentadas em diversas situações didáticas que ajudam a trabalhar esses temas contemporâneos, como a inclusão social e cultural de alunos com necessidades educativas especiais.

As personagens, com quem os alunos têm contato desde o 1º ano, são mediadoras do processo de aprendizagem. Anita, Emília, Marina, Ita, Otávio, Urbano e Massaru são as personagens principais que estão presentes no decorrer de todos os anos do Ensino Fundamental (anos iniciais).

A interatividade

Diferentemente do método tradicional, em que o aluno “recebe” os conceitos prontos e faz exercícios, no material do SISTEMA PIAGET, ele interage com o conteúdo e com o professor o tempo todo durante o seu próprio aprendizado.

Exercício do pensamento científico, crítico e criativo

Atividades motivadas por contextos significativos foram cuidadosamente preparadas de modo a levar o aluno a investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas em diferentes situações.  

A contextualização, a aprendizagem ativa e o trabalho com temas transversais

Os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, partindo de temas contemporâneos como direitos humanos, desigualdade social, educação ambiental, entre outros, que fomentam a reflexão, a análise crítica e a criatividade para gerar, assim, uma aprendizagem significativa. 

O trabalho com a Educação Financeira

Criar uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro é um dos objetivos do material do Sistema PIAGET. Partindo da noção de que educar financeiramente não consiste somente em ensinar a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro, buscamos levar o aluno a desenvolver um comportamento que priorize a boa administração do patrimônio, na busca de uma qualidade de vida melhor, tanto hoje quanto no futuro.  

Desenvolvimento de competências socioemocionais

Por meio de muitas atividades propostas ao longo do material, os alunos são motivados a desenvolver atitudes e valores em benefício próprio e coletivo. Saber viver com os outros exercendo a empatia, a solidariedade e o respeito mútuo são alguns exemplos das habilidades emocionais que estão em foco. 

A interdisciplinaridade

Para dar sentido ao que se aprende, a nossa concepção de ensino privilegia a interdisciplinaridade, estimulando a aplicação do conhecimento global sobre as diversas situações da vida real. 

Uso de tecnologias digitais para aprender e produzir

São muitas as propostas oferecidas no material didático voltadas para o uso de ferramentas tecnológicas. Seja por meio de videoaulas, jogos, aplicativos, entre outros recursos, este material coloca crianças e jovens, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, como protagonistas da própria história.