O aluno centro de um processo de
ensino e aprendizagem mais envolvente.
Nossa História
A história do Sistema Piaget começou em 1978 com a fundação do Colégio Piaget em São Bernardo do Campo (SP). Com quase meio século de experiência na área da educação, o Sistema Piaget foi inicialmente criado para suprir a necessidade do Colégio Piaget de desenvolver um material didático inovador para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Rapidamente, expandimos nossa atuação para incluir o Ensino Médio.
A partir do ano 2000, o Sistema Piaget foi adotado por diversas escolas privadas em todo o Brasil, levando nossa abordagem educacional além das fronteiras do colégio de origem. Hoje, somos parceiros de mais de 200 escolas e atendemos a mais de 22.000 alunos, continuando a promover uma educação de excelência.
Conheça o Colégio Piaget, nossa escola de aplicação, para saber mais!
O Sistema Piaget tem uma abordagem sociointeracionista, que valoriza a aprendizagem através da interação do estudante com o ambiente e com os outros, além de promover experiências de aprendizagem que estimulam a colaboração, a troca de pontos de vista, a reflexão crítica e o pensamento criativo.
Nossa abordagem educacional visa a participação ativa dos estudantes na busca do conhecimento, promovendo a colaboração, a troca de pontos de vista e o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como resolução de problemas, autonomia e liderança.
A abordagem distintiva de ensino e aprendizagem do Sistema Piaget é profundamente enraizada nos princípios estabelecidos por renomados psicólogos, como Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky. Esses teóricos são pilares essenciais na compreensão do desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças, influenciando diretamente nossa metodologia educacional.
Nossa metodologia é fundamentada
em três princípios essenciais:
Interaçãosocial
Reconhecemos a importância das interações entre os estudantes, professores e comunidade escolar como fundamentais para o aprendizado. A colaboração, discussão e troca de ideias são incentivadas para promover um ambiente de aprendizado rico e estimulante.
Reflexão
crítica
Somos um sistema de ensino que encoraja os estudantes a desenvolverem habilidades de pensamento crítico, questionamento e análise. Isso é essencial para que possam avaliar informações, formar opiniões fundamentadas e tomar decisões informadas ao longo da vida.
Habilidades
do século XXI
Preparamos os estudantes não apenas para absorver conhecimento, mas também para desenvolver competências essenciais para o século XXI, como colaboração, comunicação eficaz, pensamento criativo e resolução de problemas. Essas habilidades são cruciais para que os estudantes se adaptem e prosperem em um mundo em constante mudança e altamente conectado.
Esses princípios são integrados de maneira holística ao currículo educacional do Sistema Piaget, visando
não apenas o sucesso acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes.
Linha do tempo
1979
Expansão do Sistema Piaget para todo o Brasil
2019
Parceria com a SOMOS Educação para levar o Sistema Piaget a um maior número de escolas no Brasil
Nasce o Colégio Piaget em São Bernardo do Campo (SP)
2000
Parcerias para fornecimento de produtos complementares
2024
Nossa FilosofiaEducacional
O Sistema Piaget é fundamentado nos princípios de Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, psicólogos renomados que contribuíram significativamente para a compreensão do desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.
Inspirados por suas teorias, valorizamos a interação social, a reflexão crítica e o pensamento criativo como pilares do aprendizado. Nosso objetivo é formar estudantes capazes de construir seu próprio conhecimento por meio da interação com o meio e a colaboração com colegas, família e escola.
Se o Sistema Piaget fosse uma pessoa, poderia ser reconhecida como...
EXPERIENTE
Domina o que faz com habilidades e competências diferenciadas, sendo inspirada pelo psicólogo Jean Piaget.
HUMANA
É forte nas relações interpessoais e emocionais, sendo inspirada pelo psicólogo e educador Henri Wallon
TRANSFORMADORA
Possui aspirações motivadoras e visionárias, sendo inspirada pelo psicólogo e educador Lev Vygotsky.
O aluno no centro de um processo de
ensino e aprendizagem mais envolvente.
Nossos Valores
No Sistema Piaget, a visão educacional é humanista, pois acreditamos em uma educação integral que nutre o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural de crianças e jovens. Nosso compromisso vai além do ensino tradicional. Encorajamos nossos alunos a desenvolver habilidades de argumentação, autoconhecimento, empatia e raciocínio lógico. Preparamos cada um para os desafios do mundo moderno, capacitando-os com inteligência emocional e competências sociais que são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.