Search
Close this search box.

Material Piaget para o Fundamental – Anos Iniciais

Manual do aluno

O manual do Aluno é o material que apresenta o conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula, disponível nas versões impressa e digitalizada. A abordagem dos conteúdos é feita de forma interdisciplinar e, muitas vezes, multidisciplinar, permitindo a correlação entre as diversas áreas do conhecimento, facilitando muito a compreensão dos conteúdos.

Manual do professor

O Manual do Professor é um auxiliar indispensável ao professor. Esclarece sobre a estruturação e metodologia específicas de cada área do conhecimento, bem como sobre o conteúdo programático e as seções utilizadas. 

Traz as respostas de todas as atividades. Mesmo quando se trata de pesquisa ou resposta pessoal, geralmente, há uma sugestão de resposta para facilitar na hora de comentar o assunto com a classe. Esse manual também apresenta várias propostas de atividades extras, como pesquisas, debates, criações individuais e em grupo e sugestões de leitura extraclasse.

Caderno de atividades

O Caderno de Atividades apresenta uma série de exercícios sistematizados, envolvendo o conteúdo abordado em cada Unidade do Manual do Aluno. Esse caderno pode ser utilizado pelo professor tanto em sala de aula quanto em casa (nesse caso, como tarefa diária). 

Materiais suplementares

Inglês e espanhol anual

Objetos digitais

Mais de 980 objetos digitais totalmente interligados ao material impresso. Para tornar a aprendizagem mais lúdica e atrativa aos alunos, o material do Sistema Piaget oferece recursos digitais importantes, que enriquecem o trabalho do professor e solicitam a constante participação dos alunos, como videoaulas, jogos e atividades digitais.

 

 

O que os materiais didáticos do Sistema Piaget
auxiliam a desenvolver nos estudantes?

Preparação para os desafios do futuro

O material para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais foi desenvolvido com base nas mais modernas práticas de ensino, visando o desenvolvimento das habilidades e competências essenciais para o século XXI. Personagens são introduzidas em diversas situações didáticas para explorar temas contemporâneos como inclusão social e cultural de alunos com necessidades educativas especiais.

Desde o 1º ano, os alunos se relacionam com personagens, que desempenham um papel crucial como mediadoras no processo de aprendizagem. 

Interatividade

No Sistema Piaget, o aprendizado vai além do método tradicional de receber conceitos prontos e realizar exercícios. Aqui, o estudante está constantemente engajado, interagindo ativamente com o conteúdo e com o professor ao longo de todo o processo educativo. Isso não apenas estimula a participação ativa, mas também promove uma compreensão mais profunda e significativa dos temas abordados.

Exercício do pensamento científico, crítico e criativo

A capacidade de investigar está presente em todo o material e faz essa competência se conectar com todos os componentes curriculares. As atividades propostas trazem um convite para a investigação de causas, para formulação de boas perguntas e resolução de problemas de maneira crítica e criativa. 

Contextualização, aprendizagem ativa e trabalho com temas transversais

Os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, partindo de temas contemporâneos, como direitos humanos, desigualdade social, educação ambiental, entre outros. Todos eles fomentam a reflexão, análise crítica e criatividade para gerar uma aprendizagem mais significativa.

Desenvolvimento de competências sociemocionais

O material preocupa-se não só com o desenvolvimento cognitivos dos estudantes, como também com o desenvolvimento de competências e habilidades intrapessoais (como autoconhecimento, autocontrole emocional e autoestima) e interpessoais (como empatia, respeito e colaboração), desenvolvidas a partir das atividades presentes no Manual do Aluno.

Educação financeira

O estudante, desde cedo, aprende a lidar de forma saudável com o dinheiro por meio dos temas e atividades integradas ao desenvolvimento de conteúdos nos diversos componentes curriculares.

As atividades propostas têm como objetivo ensinar o estudante a planejar-se financeiramente, pensando no futuro, e para saber como ganhar, gastar, poupar e doar dinheiro.

Pensamento computacional

O desenvolvimento do pensamento computacional é uma habilidade considerada essencial para o século XXI. No material do Sistema Piaget ela é amplamente trabalhada em diversas situações de aprendizagem.

Nas atividades propostas, os estudantes aprenderão a resolver problemas por meio de sua decomposição lógica e composição de um algoritmo, fortalecendo o raciocínio lógico.

Veja uma amostra do material!