O manual do Aluno é o material que apresenta o conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula, disponível nas versões impressa e digitalizada. A abordagem dos conteúdos é feita de forma interdisciplinar e, muitas vezes, multidisciplinar, permitindo a correlação entre as diversas áreas do conhecimento, facilitando muito a compreensão dos conteúdos.
O Manual do Professor é um auxiliar indispensável ao professor. Esclarece sobre a estruturação e metodologia específicas de cada área do conhecimento, bem como sobre o conteúdo programático e as seções utilizadas.
Traz as respostas de todas as atividades. Mesmo quando se trata de pesquisa ou resposta pessoal, geralmente, há uma sugestão de resposta para facilitar na hora de comentar o assunto com a classe. Esse manual também apresenta várias propostas de atividades extras, como pesquisas, debates, criações individuais e em grupo e sugestões de leitura extraclasse.
Materiais suplementares
Espanhol anual
Objetos digitais
Mais de 170 objetos digitais totalmente interligados ao material impresso. Para tornar a aprendizagem mais lúdica e atrativa aos alunos, o material do Sistema Piaget oferece recursos digitais importantes, que enriquecem o trabalho do professor e solicitam a constante participação dos alunos, como videoaulas, jogos e atividades digitais.
Um material didático que vai muito além do conteúdo
O material para o Fundamental - Anos Finais prepara o aluno para lidar com suas emoções e enfrentar os desafios do século XXI.
Ele traz um projeto gráfico inovador, em formato de rede, interligando diferentes objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos), linguagens e informações contemporâneas aos conhecimentos científicos.
O material do Sistema Piaget desenvolve as competências e habilidades necessárias a partir das aprendizagens essenciais estabelecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). E tudo isso através de:
Temas contemporâneos
Assim como para a Educação Infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os temas contemporâneos são desenvolvidos nessa etapa de ensino, de modo a contribuir para a formação integral dos estudantes.
Interatividade
O aluno interage com o conteúdo e com o professor o tempo todo. Durante seu próprio aprendizado, ele participa e apresenta suas experiências e conhecimentos já adquiridos. Reflete, responde a questionamentos e, aos poucos, cria novos conceitos.
Interdisciplinaridade
Está presente em cada componente curricular, especialmente na seção
“Integrando com…”, na qual se propõem atividades de debate, reflexão ou pesquisa, o que possibilita aos alunos estabelecer conexões amplas dos saberes, articuladas com a horizontalidade dos conteúdos.
Contextualização e transversalidade
Partindo de temas contemporâneos de maneira integradora e transversal, fomenta a reflexão, a análise crítica e a criatividade para gerar uma aprendizagem significativa e desenvolver as competências apresentadas na BNCC.
Desenvolvimento emocional
Por meio de muitas atividades propostas ao longo do material, os estudantes são motivados a desenvolver competências e habilidades intrapessoais (como autoconhecimento, autocontrole emocional e autoestima) e interpessoais (como a empatia, o respeito e a colaboração), que hoje são tão destacadas na BNCC.
Esse material dará a possibilidade de tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, fazendo uma transição suave para o Ensino Médio.