PROGRAMA MAKER
UM PROGRAMA QUE ABRANGE A ROBÓTICA EDUCACIONAL, DESENVOLVENDO PROJETOS INTERDISCIPLINARES COM UMA METODOLOGIA ATIVA CHAMADA STEAM, DA NASA, VISANDO A CONCRETIZAÇÃO DE SABERES
![](https://jpiaget.com.br/wp-content/uploads/2021/08/apostilas_maker.png)
O Programa Maker do Piaget é um projeto, da Educação Infantil ao Ensino Médio, que enriquece a formação dos jovens na direção de torná-los produtores de tecnologia, abrangendo a robótica educacional em todas as suas modalidades: estrutural, elétrica e eletrônica.
![](https://jpiaget.com.br/wp-content/uploads/2021/08/estudante_maker.png)
![](https://jpiaget.com.br/wp-content/uploads/2021/08/destaque_maker.png)
METODOLOGIA
Utiliza a poderosa metodologia STEAM (Science, Technology, Engeneering, Arts, Mathematics) desenvolvida pela NASA.
.
PILARES DA METODOLOGIA
![](https://jpiaget.com.br/wp-content/uploads/2021/08/05_pilares.png)
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS
O movimento Maker na educação possibilita que os estudantes pensem como inventores ao invés de serem ensinados sobre as invenções. Algumas competências desenvolvidas são:
- Competências Cognitivas, socioemocionais e comunicacionais
- Argumentação
- Autoestima e Autoconhecimento
- Concentração
- Coordenação motora
- Organização
- Empatia, cooperação e trabalho em grupo
- Liderança
- Leitura de imagem
- Pensamento científico, crítico e criativo
- Raciocínio lógico
- Superação de dificuldades
![](https://jpiaget.com.br/wp-content/uploads/2020/08/curva_superior_globo.png)
![](https://jpiaget.com.br/wp-content/uploads/2021/08/06_titulo_maker.png)
Prática Socrática: Responder uma pergunta com outra pergunta.
Design Thinking: Resolução de problemas – investigar, brainstorming, lista de possibilidades alternativa viável, protótipo.
Prática antes da teoria: primeiro faz, depois descobre a teoria por trás.
Peer Learning: Indicar quem do grupo já resolveu a questão.
Abordagem “Motorista Passageiro”