Programa Maker

PROGRAMA MAKER

UM PROGRAMA QUE ABRANGE A ROBÓTICA EDUCACIONAL, DESENVOLVENDO PROJETOS INTERDISCIPLINARES COM UMA METODOLOGIA ATIVA CHAMADA STEAM, DA NASA, VISANDO A CONCRETIZAÇÃO DE SABERES

O Programa Maker do Piaget é um projeto, da Educação Infantil ao Ensino Médio, que enriquece a formação dos jovens na direção de torná-los produtores de tecnologia, abrangendo a robótica educacional em todas as suas modalidades: estrutural, elétrica e eletrônica.

METODOLOGIA

Utiliza a poderosa metodologia STEAM (Science, Technology, Engeneering, Arts, Mathematics) desenvolvida pela NASA. 

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PILARES DA METODOLOGIA

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS

O movimento Maker na educação possibilita que os estudantes pensem como inventores ao invés de serem ensinados sobre as invenções. Algumas competências desenvolvidas são:

  • Competências Cognitivas, socioemocionais e comunicacionais
  • Argumentação
  • Autoestima e Autoconhecimento
  • Concentração
  • Coordenação motora
  • Organização
  • Empatia, cooperação e trabalho em grupo
  • Liderança
  • Leitura de imagem
  • Pensamento científico, crítico e criativo
  • Raciocínio lógico
  • Superação de dificuldades

Prática Socrática: Responder uma pergunta com outra pergunta.

Design Thinking: Resolução de problemas – investigar, brainstorming, lista de possibilidades alternativa viável, protótipo.

Prática antes da teoria: primeiro faz, depois descobre a teoria por trás.

Peer Learning: Indicar quem do grupo já resolveu a questão.

Abordagem “Motorista Passageiro”