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Material Piaget para o Fundamental – Anos iniciais

Manual do aluno

Baseado em diferentes linguagens (corporal, oral, matemática, musical, do mundo natural, do brincar, entre outras), a coleção contribui para a ampliação do olhar das crianças, trazendo um mundo de possibilidades.

Manual do professor

O Manual do Professor serve como material de apoio para os docentes. Ele inclui as páginas do Manual do Aluno, além de orientações didáticas, indicações diversas e sugestões adicionais para expandir e aprofundar as propostas educacionais.

Caderno de atividades

A coleção oferece o Caderno de Atividades para alunos da última etapa da Educação Infantil, que complementa o conteúdo da sala de aula e contribui para o fortalecimento da parceria entre escola e família.

Materiais suplementares

Inglês e espanhol anual

O que os materiais didáticos do Sistema Piaget
auxiliam a desenvolver nos estudantes?

PREPARAÇÃO PARA OS DESAFIOS DO FUTURO

O material para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais foi desenvolvido com base nas mais modernas práticas de ensino, visando o desenvolvimento das habilidades e competências essenciais para o século XXI. Personagens são introduzidas em diversas situações didáticas para explorar temas contemporâneos como inclusão social e cultural de alunos com necessidades educativas especiais.

Desde o 1º ano, os alunos se relacionam com personagens, que desempenham um papel crucial como mediadoras no processo de aprendizagem. 

INTERATIVIDADE

No Sistema Piaget, o aprendizado vai além do método tradicional de receber conceitos prontos e realizar exercícios. Aqui, o estudante está constantemente engajado, interagindo ativamente com o conteúdo e com o professor ao longo de todo o processo educativo. Isso não apenas estimula a participação ativa, mas também promove uma compreensão mais profunda e significativa dos temas abordados.

EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

A capacidade de investigar está presente em todo o material e faz essa competência se conectar com todos os componentes curriculares. As atividades propostas trazem um convite para a investigação de causas, para formulação de boas perguntas e resolução de problemas de maneira crítica e criativa. 

CONTEXTUALIZAÇÃO, APRENDIZAGEM ATIVA E TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS

Os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, partindo de temas contemporâneos, como direitos humanos, desigualdade social, educação ambiental, entre outros. Todos eles fomentam a reflexão, análise crítica e criatividade para gerar uma aprendizagem mais significativa.

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

O material preocupa-se não só com o desenvolvimento cognitivos dos estudantes, como também com o desenvolvimento de competências e habilidades intrapessoais (como autoconhecimento, autocontrole emocional e autoestima) e interpessoais (como empatia, respeito e colaboração), desenvolvidas a partir das atividades presentes no Manual do Aluno.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O estudante, desde cedo, aprende a lidar de forma saudável com o dinheiro por meio dos temas e atividades integradas ao desenvolvimento de conteúdos nos diversos componentes curriculares.

As atividades propostas têm como objetivo ensinar o estudante a planejar-se financeiramente, pensando no futuro, e para saber como ganhar, gastar, poupar e doar dinheiro.

PENSAMENTO COMPUTACIONAL

O desenvolvimento do pensamento computacional é uma habilidade considerada essencial para o século XXI. No material do Sistema Piaget ela é amplamente trabalhada em diversas situações de aprendizagem.

Nas atividades propostas, os estudantes aprenderão a resolver problemas por meio de sua decomposição lógica e composição de um algoritmo, fortalecendo o raciocínio lógico.

Veja uma amostra do material!