Tendências pedagógicas, o que são? – Sistema Piaget
Categorias
Uncategorized

Tendências pedagógicas, o que são?

Gestão

Tendências pedagógicas, o que são?

O planejamento e a execução da gestão educacional da sua escola precisam estar sempre em evolução. Olhar para fora é fundamental para melhorar o que está sendo desenvolvido dentro da instituição de ensino. Uma ótima forma de garantir isso é acompanhando novas tendências pedagógicas.

É importante refletir sobre essas tendências antes de aplicá-las, para não correr o risco de cair em modismos. No entanto, é possível obter inspiração a partir de conceitos inovadores e trazê-los para a sala de aula a fim de aprimorar o ensino.

Veja, a seguir, as tendências pedagógicas que podem ser implementadas em sua instituição de ensino.

Interdisciplinaridade

Uma das tendências pedagógicas que podem ser adotadas em sua escola é a interdisciplinaridade. Quer um exemplo de como fazer isso? No estudo da Revolução Industrial, os professores de História e de Física podem se unir para falar do mesmo tema: enquanto, em História, estuda-se o contexto que levou à Revolução, a Física aborda o funcionamento de uma máquina a vapor.

A interdisciplinaridade ajuda os alunos a entenderem que os fenômenos, sejam eles naturais ou sociais, não estão isolados em apenas uma disciplina.

Atenção ao mundo digital

A popularização da internet fez com que diversos processos do dia a dia passassem a depender muito dela. A escola precisa se preparar para os reflexos dessa tecnologia, os quais podem impactar na gestão educacional.

Cyberbullying e privacidade digital, por exemplo, são algumas pautas que podem entrar em discussão no ambiente escolar. Afinal, têm impacto na sociedade e, consequentemente, no cotidiano dos alunos.

Trabalho com inteligências múltiplas

Cada aluno de uma escola é diferente, e essas particularidades sempre devem ser consideradas no planejamento da aula.

O trabalho com metodologias ativas é uma maneira de atuar com inteligências múltiplas. Como o aluno é colocado como protagonista do seu aprendizado, ele terá mais liberdade para aplicar seus talentos na resolução dos problemas propostos.

Formação da cidadania

A escola não serve apenas para transmitir conhecimento, tendo também o papel de formar cidadãos. Os alunos devem entender como podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.

É necessário que o currículo escolar desenvolva nos alunos maior conscientização do seu papel na comunidade em que vivem. A escola pode ajudá-los a refletir sobre seus direitos e deveres, além de criar situações de participação cidadã.

Ambientes de aprendizagem

Pensar no papel do espaço escolar é uma das tendências pedagógicas que podem trazer uma série de benefícios à aprendizagem. Tendo em vista que os diferentes ambientes contribuem para o desenvolvimento das atividades, a educação escolar, como um todo, tende a ganhar com isso.

Por exemplo, se a ideia é incentivar a interação entre os alunos em certas tarefas, o espaço precisa facilitá-la. O contrário também é válido: se a ideia é o estudo individual, os alunos precisam de um ambiente que limite as distrações.

Movimento Maker

Colocar a mão na massa é uma forma altamente eficaz de consolidar o aprendizado e proporcionar novas experiências aos alunos. Isso é possível ao trabalhar com esta tendência pedagógica, a qual pode ser muito vantajosa para a sua escola: o Movimento Maker.

O Movimento Maker é baseado na tendência DIY (do inglês do it yourself, ou “faça você mesmo”). A base dela é ensinar os alunos a usar recursos próprios para criar e modificar o que precisam em seus projetos. Essa abordagem pode ser integrada a várias outras tendências pedagógicas e contribui para a formação integral dos alunos.

Jogos em sala de aula

Os games deixaram de ser apenas recursos de lazer, podendo contribuir muito para a aprendizagem dos alunos ao ensinarem diferentes competências bastante valiosas. Por serem fundamentados na conquista do engajamento dos alunos, tendem a ser ferramentas bastante efetivas para alcançar resultados junto a turmas de diversas faixas etárias.

Ao acompanhar tendências pedagógicas promissoras, você passa a contar com as ferramentas necessárias para manter a sua escola sempre no caminho da inovação. Trata-se de algo fundamental para que continue relevante no mercado e tenha um valor perceptível, o qual colaborará para a captação de matrículas o ano todo.

Você sabia que o Sistema Piaget tem uma plataforma exclusiva de jogos e videoaulas, além de um Programa Maker preparado especialmente para escolas de Educação Básica? Caso tenha interesse, fale com um de nossos consultores para saber como o Sistema Piaget pode ajudar sua instituição.

Receba nossa newsletter!