A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS DIÁRIO – Sistema Piaget
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A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS DIÁRIO

A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS DIÁRIO

Pedagógico

Por Maria Luísa Silvestre

 Muitas escolas entendem, hoje, a necessidade de incluírem, em sua grade curricular, aulas diárias de Inglês. 

Nessas aulas, os professores só empregam o idioma inglês e, evidentemente, para se comunicarem e se fazerem entender, necessitam de habilidades didáticas e treinamentos que respeitem, inclusive, a  idade e o grau de aprendizado dos alunos. O ideal, portanto, é uma fusão com uma boa escola de inglês. Além disso, os professores que chegarão para esse trabalho deverão se integrar ao corpo docente da casa, participando de planejamentos, reuniões, festas e demais acontecimentos da comunidade escolar. 

É indiscutível que o inglês diário, bem planejado, traz muitos benefícios. Mais do que acelerar o processo de aquisição do idioma, faz com que os alunos passem a ter uma nova visão desse aprendizado, pelo fato de que sua característica básica é se mesclar às outras disciplinas.

MAIS QUE AULAS, SÃO VIVÊNCIAS EM INGLÊS

As aulas diárias de Inglês precisam ser dinâmicas, contextualizadas, interativas e, principalmente, interligadas às outras disciplinas. 

Chamamos de “vivências em inglês” porque, seguindo a metodologia da interdisciplinaridade, as atividades de Inglês são experimentações em outro idioma dos mesmos assuntos que estão sendo trabalhados em outra(s) disciplina(s). Isso significa que as atividades em inglês continuam, complementam e aprofundam os temas, numa demonstração de unificação dos saberes.

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

Há muitas possibilidades para a participação do inglês em projetos interdisciplinares.       Suponhamos que as disciplinas curriculares se integrem para a organização de um projeto sobre o “Dia da Árvore”. Como exemplo, na disciplina de Português, os alunos irão ler e produzir  poemas; na de Ciências, pesquisarão sobre aquecimento global; na de Geografia, verificarão os tipos de vegetação, as regiões brasileiras e os mapas da devastação das florestas; na de Arte ou Cultura Maker, irão elaborar figuras com materiais recicláveis; na de Cultura Digital, produzirão iconográficos; e, na de Inglês, num gancho com a Cultura Maker ou a Cultura Digital, treinarão um vocabulário específico enquanto estiverem montando suas obras artísticas.

VÁRIAS LINGUAGENS

 Com aulas diárias, é possível desenvolver a comunicação e expressão em língua inglesa em várias linguagens.

Os professores têm acesso a plataformas digitais sobre inúmeros assuntos, contendo vídeos, músicas, quadrinhos, charges e jogos de todos os tipos. 

A expressão corporal, em atividades físico-motoras, como brincadeiras simples (pular corda ou cabo de guerra), gincanas, danças e até exercícios de relaxamento e ioga escolar, constitui grande  estímulo para a oralidade em inglês.

E que tal a elaboração, em equipes, de letras de música (em inglês, é claro) adequadas ao tema do projeto interdisciplinar? 

Em suma, as linguagens verbal e não verbal podem e devem ser trabalhadas no Inglês diário.

REVISÃO DE CONTEÚDOS DE OUTRAS DISCIPLINAS

Uma outra estratégia é o professor de inglês combinar com o professor de outra disciplina para fazer a revisão de um conteúdo. É claro que depende do assunto ou da série, sendo mais fácil quando as turmas são da Educação Infantil ou  do Fundamental I.  

Por exemplo, os alunos podem resolver exercícios de Matemática (as quatro operações, fração, formas geométricas, medidas, etc.), seguindo orientações e propostas em inglês. 

Experiências simples de Ciências podem ocorrer na própria sala de aula ou no laboratório, se possível. Citamos a experiência do “pé de feijão” (para a observação da germinação de uma semente);  a da “areia movediça” (reações químicas com a utilização apenas de amido de milho e água) e a do “vulcão de lava” (feito de garrafa PET, entra em erupção ao se adicionar bicarbonato de sódio).  

Os alunos se sentem incentivados a falar o inglês nas  atividades em que percebem a ligação entre os aprendizados.

SER BILÍNGUE AJUDA O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

As aulas diárias de Inglês, com participação em trabalhos em grupo e resolução de problemas, desde a  Educação Infantil, têm como objetivo tornar os alunos bilíngues.

Mais do que a importância de falar Inglês para viagens e futuras oportunidades profissionais, estudar e saber uma língua estrangeira, segundo estudos da Neurociência,  melhora as habilidades cognitivas e a memória dos estudantes. Também descobriram que a pessoa bilíngue tem pouquíssima chance de desenvolver algumas doenças cerebrais típicas da idade avançada.

A PRONÚNCIA CORRETA

As crianças têm um aparelho fonador completamente apto para desenvolver diversos sons das línguas do mundo. Por isso, quanto mais cedo elas começam a falar um segundo idioma, melhor a pronúncia se aproximará da de falantes nativos.

É importante ressaltar que, pelo fato de no Inglês diário não haver pressa e os alunos aprenderem o segundo idioma realizando tarefas em grupos, imersos em atividades significativas   e só ouvindo orientações no idioma, a sonoridade é assimilada natural e gradualmente.             

Vamos, pois, auxiliar  os nossos alunos a se tornarem bilíngues desde a sua primeira infância.

Acesse o Programa Transforma do Sistema Piaget e conheça as opções para inserir o Inglês diário na sua escola!

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