RECURSOS DIGITAIS NA ESCOLA – Sistema Piaget
Categorias
Uncategorized

RECURSOS DIGITAIS NA ESCOLA

 RECURSOS DIGITAIS NA ESCOLA

Conheça os efeitos dessa tecnologia no ensino e na divulgação da sua escola

Pedagógico

Por Maria Luísa Silvestre

A Internet é para o docente uma grande ferramenta indispensável de auxílio na prática pedagógica, facilitando a aprendizagem do aluno e proporcionando a interação deste com o conteúdo a ser estudado.  Assim, as mídias tornam a aula mais interessante e lúdica, e contribuem para a construção do conhecimento.

A GERAÇÃO DIGITAL EXIGE UMA ESCOLA NOVA

Crianças e jovens brasileiros acessam e se expressam maciçamente nos espaços digitais, revelando grande capacidade de inovação e habilidade no uso da tecnologia.

Eles têm contato desde cedo com celulares, tablets, computadores e smart TVs., e aprendem rapidamente como lidar com todos esses aparelhos.

Neste mundo novo, a educação também deve ser nova. Com tanta informação à disposição nas redes sociais, vídeos e sistemas interativos, algumas ferramentas e estratégias consolidadas da educação tradicional não motivam mais os estudantes. 

Então, por que não aproveitar o mundo digital do qual eles fazem parte para aumentar o engajamento nas mais variadas disciplinas do currículo? 

ENSINO CRIATIVO

Com a utilização da tecnologia digital, os professores podem trabalhar  projetos que exigem raciocínio lógico, resolução de problemas e pesquisas. 

As conclusões finais ou a apresentação dos trabalhos, passaram a ser muito mais criativas, já que os alunos têm a opção de montar um webinar (vídeo), um infográfico ( conteúdo explicativo e resumitivo que une informações verbais e visuais) ou um storytelling (tipo de história com o assunto estudado).

A gamificação também é um recurso que os alunos adoram e já existem jogos preparados sobre incontáveis conteúdos programáticos. Além dos jogos prontos, os alunos, a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, são capazes de criar seus próprios jogos com programas bem fáceis como o scratch, que trabalha com blocos para montar, semelhante ao Lego.

Assim, a tecnologia torna-se presente e eficiente na escola, quando vinculada aos conteúdos a serem trabalhados na  disciplina ou no conjunto de disciplinas, no caso de um projeto interdisciplinar.  

AULAS DE EDUCAÇÃO DIGITAL

A escola se propõe a educar seus alunos para prepará-los para viver e criar no contexto da nossa realidade. Para tanto, também na grade curricular convém constar aulas de Tecnologia ou de Educação Digital. A própria BNCC (Base Nacional Comum Curricular) recomenda que a cada ano os alunos aperfeiçoem a sua expressão digital, combinando as linguagens de escrita, imagem e som. Isso quer dizer que aprender ou desenvolver habilidades no uso da tecnologia é tão importante no mundo de hoje quanto aprender matemática ou português.

SEGURANÇA DIGITAL E RESPONSABILIDADE COMO USUÁRIO

Assim como as aulas de Educação Digital preparam os alunos para utilizarem a contento as ferramentas disponíveis e serem autores de conteúdos, também têm o compromisso de ampará-los para que sejam usuários conscientes e éticos, e ajudem a tornar as redes sociais mais seguras.

Alguns aconselhamentos devem ser passados aos alunos para eles ficarem atentos e evitarem certos procedimentos, tais como: conversar com estranhos na internet, expor-se em demasia nas redes sociais, fornecer dados pessoais, envolver-se com qualquer mensagem ou ameaça que envolva dinheiro.

Tanto a escola como os pais precisam ajudar as crianças e jovens a se resguardarem de mensagens violentas, fake news, cyberbullying e outras atemorizações. Por outro lado, também é necessária  a orientação para agirem de forma íntegra nas postagens.

Eles precisam ser conscientizados de que todo e qualquer usuário da internet tem responsabilidade com a comunidade, com a sua própria pessoa e com a família (no caso de ser menor de idade), já que existem leis estabelecendo direitos, deveres e mecanismos judiciais aplicáveis no âmbito das redes sociais. Basta apenas que o ofendido ajuíze Ação de Reparação de Danos contra o agressor. E, como hoje já dispomos de meios legais, judiciais e técnicos para se descobrir a identidade do internauta agressor, ele (ou a família) será obrigado a pagar multa e a indenizar o ofendido pelos danos morais sofridos.

AS REDES SOCIAIS UNINDO ESCOLA E FAMÍLIAS

Se as redes sociais na escola são ferramentas importantes para manter um vínculo com os estudantes e explorar novas possibilidades de aprendizagem, de igual modo elas aproximam a escola das famílias, e as famílias entre si.

Hoje, as escolas precisam ter seu Site, Portal, Blog, e postar conteúdos no Instagram, Youtube, Facebook…

Portal do Colégio Piaget – A escola de aplicação do Sistema Piaget

A publicação de dicas aos pais, de informes sobre aulas especiais  e projetos realizados pelos alunos, lembretes de datas e festas que estão programadas, e muito mais, precisam ser constantes. Essa comunicação efetiva, participando sobre as principais realizações, incentiva as famílias a serem aliadas da escola, integradas entre si e parceiras das propostas e dos projetos. 

AS REDES SOCIAIS COMO PUBLICIDADE MERECIDA DA SUA ESCOLA

Posts frequentes, com textos e fotos dos alunos, deixam as famílias informadas de tudo o que a escola está promovendo e realizando com seus filhos. E isso faz com que valorizem o trabalho da escola e recomendem a demais pessoas.

Caso ainda não possua, crie um Departamento de Comunicação na sua escola para acompanhar as realizações maravilhosas que vocês organizam o ano inteiro. Essas variadas atividades culturais precisam ser  divulgadas. E quais os mecanismos mais eficientes, rápidos e acessíveis às famílias dos nossos alunos para receber as mensagens?  As Redes Sociais, é claro.

Uma boa escola faz uso correto e ético das redes sociais tanto para comunicação com sua clientela como para publicidade.

E por que não? Publicidade é muito importante. Afinal, quem faz bem feito precisa divulgar o que faz. 

Então, postem bastante e ganhem os louros do sucesso! 

Receba nossa newsletter!