COMO TORNAR O AMBIENTE DA SUA ESCOLA MAIS HARMONIOSO – Sistema Piaget
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COMO TORNAR O AMBIENTE DA SUA ESCOLA MAIS HARMONIOSO

COMO TORNAR O AMBIENTE DA SUA ESCOLA MAIS HARMONIOSO

Gestão

Por Maria Luísa Silvestre

Todos desejam uma escola onde predomine a harmonia, os alunos sentem prazer em frequentar, os professores gostam de lecionar, e a direção e a coordenação se orgulham de orientar os trabalhos, que, com certeza, encontram sucesso com mais facilidade. 

Essa situação pode parecer utópica, mas algumas posturas do corpo docente são essenciais para tornar o ambiente  escolar agradável e convidativo.

INTEGRAÇÃO DO CORPO DOCENTE

A equipe de direção e os professores precisam ter em mente bem claras as características pedagógicas da escola para poderem segui-las. 

Se os trabalhos se baseiam na contextualização e interdisciplinaridade, possibilitando que os alunos, de maneira protagonista, desenvolvam habilidades essenciais, como o pensamento científico, crítico e criativo; a comunicação e expressão (verbal e não verbal); a conscientização social e ambiental, entre outras, todos da escola têm de conhecer essas propostas e ser treinados para inseri-las no planejamento. Assim, a primeira postura harmoniosa da sua escola é a  união da equipe nos mesmos ideais pedagógicos  e na prática de metodologias semelhantes.

FOCO NA CONSTRUÇÃO DE BONS RELACIONAMENTOS

 Como proceder para os alunos se darem bem entre eles e com os professores? 

Primeiramente, a equipe docente entrosada é um exemplo significativo para eles. Também, nas aulas, é necessário deixar sobrar um tempinho para se dar “voz aos  alunos” (uma vez por semana, por exemplo). Nesses momentos, os professores devem direcionar a conversa para valores de cidadania: autorrespeito, respeito ao outro, autovalorização, valorização do outro,  empatia, solidariedade, colaboração.

Além disso, as atividades em grupo, principalmente de projetos interdisciplinares, ajudam bastante os alunos a perceberem a importância do entrosamento e da união para a resolução de problemas. Mas é fundamental que, nas  reuniões do grupo, o professor, com o seu importante trabalho de orientador, garanta que todos os membros estejam participando e tenham a sua vez de colocar suas ideias. Ou seja, cabe ao professor treinar a “maneira correta de se trabalhar em grupo”, estimulando a inclusão de todos, a participação ativa de cada componente e as atitudes de respeito e de aceitação de ideias diferentes.  

Os trabalhos em grupo, portanto, além de serem uma lição para a vida toda, contribuem para a harmonia no ambiente escolar.

ACOLHIMENTO, LIBERDADE E  LIMITES

Por motivo de excesso de trabalho dos pais, as crianças e adolescentes ficam, hoje, mais tempo na escola. E, mesmo tendo inúmeros contatos virtuais, por meio dos seus celulares e outras ferramentas digitais, é na escola que ocorrem os relacionamentos presenciais diários.  

Por isso, a escola se tornou o principal local de socialização

Mais do que nunca os alunos precisam de um acolhimento especial, precisam gostar da escola, gostar dos professores, gostar dos colegas.

Nesse contexto, os professores devem ser pessoas que valorizem o diálogo e saibam demonstrar  afeto. Porém, aliado ao comportamento de acolhimento carinhoso, após serem tratados “os combinados” com os alunos, os professores precisam fazer valer a disciplina, a organização, o cumprimento das normas da escola. 

Se todo o corpo docente for capaz de seguir semelhantes posturas quanto à liberdade (ouvindo os alunos, deixando-os ser protagonistas em escolhas diversas, como assuntos para trabalhos, livros paradidáticos, etc.) e quanto à imposição de limites (não aceitando de forma alguma que o bem-estar coletivo de aprendizagem e de convivência seja sacrificado), prevalecerá a harmonia. 

Quando um professor é o “bonzinho”, por não se importar com as ações dos alunos e não  controlar a disciplina, por exemplo, ele compromete todo o trabalho da escola. 

Os especialistas em educação dizem que, embora aparentemente os alunos prefiram liberdade total, a verdade é que qualquer criança ou adolescente que não cumpre regras e é rebelde está gritando por limites.

Os pais também valorizam muito mais a escola ao perceberem que seus filhos recebem atenção, carinho e noções de limites. Sabemos que não é tarefa fácil, mas a sua escola, com o apoio de todos os docentes, encontrará o ponto de equilíbrio: liberdade com limites.

DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E CURSOS

Acompanhando as evoluções da Neurociência na Educação, vem se destacando o papel do  Departamento de Orientação Educacional da escola, que cria uma frente de ajuda aos  alunos e pais. 

Os Orientadores Educacionais, auxiliados pelos professores, atendem os alunos, ouvem seus problemas, aconselham, orientam nos estudos e nas suas dificuldades emocionais e de relacionamento no ambiente escolar e fora dele.

De igual modo, conversam com os pais, já que há consenso  de que a ajuda  aos alunos depende muito da atuação combinada com a família. 

Aconselhamos que, para engajamento das famílias nas questões emocionais e sociais,  convém a escola organizar, durante todo o ano letivo, palestras, workshops e oficinas para pais e alunos, com temáticas de união, respeito ao outro e valorização da vida

Reuniões com palestrantes convidados (psicólogos, neurologistas, educadores, terapeutas) podem ocorrer presencialmente  na escola ou de forma on-line. 

O importante é que esses encontros tenham mensagens positivas de superação de dificuldades e exerçam a função de informar, conscientizar e estimular a reflexão e o diálogo entre pais e filhos.

ENFRENTAMENTO AO BULLYING

Como pode haver harmonia no ambiente escolar se acontecer bullying?

Consideramos bullying ações constantes de desprezo, de ofensa, de fazer uma pessoa se sentir diferente ou inferior. Até apelidos de mau gosto caracterizam-se como uma forma de discriminação.

É, portanto, fundamental reconhecermos a sua ocorrência na escola para educar o agressor e, principalmente, defender a vítima.

O trabalho conjunto do corpo docente, centralizado no que chamamos de Departamento de Orientação Educacional, deve ter um olhar atento para observar problemas de qualquer tipo de discriminação. 

Para maior harmonia, muitas escolas estão adotando em sua grade curricular aulas de “Socioemocional”, “Yoga Escolar”, “Relaxamento” ou “Soul Mind” (Programa de Meditação específico para crianças e adolescentes). Todos esses cursos auxiliam  os alunos no autoconhecimento, no equilíbrio emocional e no convívio respeitoso com os colegas. Essas práticas também trazem  benefícios no processo ensino-aprendizagem, pois aumentam o poder de foco, de atenção, de concentração.

Entre em contato com o Sistema Piaget para conhecer o Programa Soul Piaget, ou clique aqui e saiba mais.

A FAMÍLIA NA ESCOLA

Os pais gostam de ser chamados a participar de encontros na escola. Além de palestras e reuniões periódicas de Pais e Mestres, a escola pode promover eventos variados, pedindo, inclusive, o auxílio das famílias na organização.

São exemplos de atividades significativas que envolvem toda a comunidade escolar: Festa Junina, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Avós, Confraternização de Final do Ano letivo, Campanha do Agasalho, Campanha de Alimentos, Campanha do Brinquedo e Livro para Crianças Carentes, etc.

Sugerimos, ainda, que os pais, com a finalização de cada Campanha Solidária, sejam convidados a acompanhar os filhos na entrega dos donativos às instituições beneficentes.           

A participação dos pais nas diversas ações inclusivas facilita o entendimento de que a escola é um lugar plural, cheio de diversidade. O entrosamento das famílias fortalece valores de convivência  e aceitação das diferenças. E essa união é muito útil aos estudantes e ao ambiente escolar como um todo.

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