COMO ESCOLHER OS LIVROS DE LEITURA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL? – Sistema Piaget
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COMO ESCOLHER OS LIVROS DE LEITURA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

 COMO ESCOLHER OS LIVROS DE LEITURA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

Pedagógico

Por Maria Luísa Silvestre

Os educadores sabem que estimular o hábito da leitura é essencial para o desenvolvimento dos alunos em suas variadas potencialidades. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e melhora a escrita, além de outros benefícios. 

Segundo as orientações da BNCC, a leitura tem importância para o estudante na sua formação como indivíduo, pois provoca reflexões e o torna cidadão crítico e consciente de seus direitos e deveres  perante a sociedade em que vive.

Assim, diante da incumbência do professor de ser o influenciador na aquisição do gosto pela leitura, a escolha dos livros tem enorme relevância nesse processo.

LIVROS QUE AGRADAM OS ALUNOS

Os livros precisam agradar os alunos, ser significativos para eles, atender às suas necessidades de respostas para tantas dúvidas que possuem, além de oferecer novidades, experiências inusitadas e até mesmo aventuras, como as crianças e adolescentes tanto apreciam. 

Muitos alunos se desmotivam a ler quando o livro não corresponde às suas expectativas. Infelizmente, alguns professores, principalmente dos Anos Finais do Ensino Fundamental, acreditam que já  devam iniciar com os clássicos da Literatura Brasileira. Devemos salientar que ainda é cedo e que, agora, no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) o objetivo é fazer com que os alunos apreciem a leitura. Por mais que se tenha a boa vontade e o trabalho adequado do professor, José de Alencar ou Joaquim Manuel de Macedo (para citar alguns dos autores que os professores adotam) não são do agrado do aluno e podem gerar um bloqueio para a leitura difícil de ser superado.

Hoje, as editoras disponibilizam livros bem diversificados. Mesclar assuntos e gêneros literários na lista dos livros selecionados para o ano letivo pode ser uma opção de sucesso. Contos, crônicas, quadrinhos e poesias devem constar na seleção.

DICAS PARA ESCOLHER OS LIVROS CERTOS E CRIAR PROJETOS

1- INICIAR COM A ESCOLHA DE UM TEMA 

A própria BNCC nos recomenda trabalhar com os alunos as Habilidades Socioemocionais. Há muitos livros que tratam de assuntos emocionais da vivência cotidiana do leitor infanto-juvenil: medo, insegurança quanto à aparência, problemas de relacionamento familiar, bullying, etc.

Se o professor escolher trabalhar as EMOÇÕES, pode pedir às editoras que mandem livros sobre esse tema (de acordo com a série da turma) para que possa selecionar. 

Essa temática tem muito significado para os alunos e auxilia no seu autoconhecimento, na formação da consciência crítica e na formulação de propostas de resolução de conflitos.

E existem muitos outros temas interessantes, como: Meio Ambiente, Cidadania, Virtudes, Antirracismo, etc. 

O tema pode também ser escolhido pelos próprios alunos conforme seus interesses. 

Recomendamos, portanto, que a escolha não se inicie com o  livro, mas com o TEMA,  sobre o qual um leque de opções de bons livros se apresentarão.

2- PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA

Os trabalhos sobre um TEMA, com a leitura de uma ou mais obras, requerem a organização de um PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA. Além de Língua Portuguesa, outras disciplinas poderão participar (História, Geografia), enriquecendo os debates e promovendo diferentes atividades em grupos. Salientamos que, para qualquer livro/tema, é bem-vinda a participação da disciplina de Arte que, empregando a CULTURA MAKER (proposta do “faça você mesmo”, com diversos materiais, principalmente os recicláveis), possibilita a interatividade do aluno na montagem de um cenário, um personagem ou um elemento que caracterize as mensagens da leitura.

3- GAMIFICAÇÃO 

Os recursos digitais precisam ser inseridos em todos os projetos, já que fazem parte do cotidiano dos alunos. É consenso que eles são os “nascidos digitais” e parecem ter habilidades natas para acompanhar as diversas propostas que a tecnologia traz para o nosso dia a dia. Por isso, os JOGOS DIGITAIS  trazem grande apoio aos professores e infinitas descobertas aos alunos.

A GAMIFICAÇÃO ajuda na exploração dos conteúdos relacionados ao livro lido e desperta o interesse dos alunos.

Uma dica é utilizar a gamificação nas aulas de Inglês. Como, em geral, o professor dessa disciplina já comumente cria jogos a partir de aplicativos, poderá criar uma atividade com palavras-chave da obra literária (em inglês, é claro)  e, de modo lúdico, abordar o tema e ampliar o vocabulário dos alunos.

Existem muitos links para o professor de Inglês acessar jogos. E é possível,  baseando-se nos games que os sites trazem, fazer adaptações para o assunto desejado.

O Sistema Piaget possui uma plataforma digital que reúne todo nosso conteúdo e que pode ser acessado a qualquer hora, de qualquer lugar; para alunos, professores e gestores. Lá se encontram digitalizados todos os Manuais do Aluno e do Professor, de todos os anos, do Infantil ao Ensino Médio. Na parte de recursos digitais, o conveniado poderá assistir as videoaulas exclusivas do Sistema Piaget, acessar jogos didáticos, aprender com conteúdos interativos e muito mais!

4- LIVROS DIGITAIS

Na era digital, deparamos com um verdadeiro universo de possibilidades. É o caso dos livros, que deixaram de ser apenas impressos.  Surgiram os ebooks para aprimorar a experiência dos leitores com inúmeros conteúdos virtuais de fácil acesso. Atualmente, há na internet 33 sites que permitem baixar livros digitais de graça. São livros digitais gratuitos dos mais variados temas e instituições. 

Parceira do Sistema Piaget, a plataforma literária digital “ÁRVORE” possui 30 mil livros infanto-juvenis para os trabalhos em sala de aula e leitura em casa pelo computador, tablet e até celular. Uma ramificação dessa plataforma, denominada “ÁRVORE ATUALIDADES”, apresenta reportagens, entrevistas, crônicas, tirinhas e atividades gamificadas.         

As obras podem ser escolhidas por TEMAS  pelo professor e pelos próprios alunos. 

Como o mundo digital veio para ficar, os alunos adoram ter acesso a essa plataforma, o que estimula o hábito da leitura.

Quer conhecer essa proposta do Projeto Literário e outras que trabalham todas as dimensões do ser humano, clique aqui, e consulte o portfólio do Sistema Piaget

5- PROTAGONISMO DISCENTE

A NOVA ESCOLA  propõe uma metodologia de PROTAGONISMO dos alunos,  dando-lhes visibilidade, colocando-os em papel de destaque, dando-lhes voz. Em vista disso, o PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA necessita oferecer a oportunidade de os alunos atuarem, criarem, errarem, refazerem, organizarem e reorganizarem. 

Uma proposta é a de, no final dos trabalhos com o livro (ou livros) do tema selecionado, solicitar que os alunos:

 organizem uma exposição das atividades de Arte realizadas; 

  montem pecinhas ou dramatizações das conclusões sobre o tema estudado; 

criem vídeos com imagens e áudio, a partir da utilização, por exemplo,  da  LUMIELABS – Plataforma de Vídeo da Britannica (Um dos parceiros do Programa Transforma do Sistema Piaget) apresentando, de modo resumido, o aprendizado que adquiriram com a leitura. 

Nessas propostas, os alunos, divididos em equipes, planejam e executam as atividades. O professor terá, como sempre, o seu importante papel de orientador e mediador.

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Sistema Piaget busca dar as ferramentas necessárias para que as escolas possam exercer seu papel da formação de cidadão para o mundo. 

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