Desafio x Solução
O DESAFIO: AGILIZAR A LIBERAÇÃO DOS PEDIDOS
- Dificuldade de aplicar diferentes políticas comerciais e tabelas de preços em função de limitação técnica e falta de proximidade com fornecedores de sistemas anteriores.
- Falta de agilidade e confiabilidade nas informações: os pedidos chegavam por e-mail e eram cadastrados manualmente, muitas vezes com dados errados. Era necessário ligar para os clientes para confirmar o pedido, o que gerava demora para o início da produção e separação dos materiais para as escolas, atrasando também a distribuição.
- Ausência de integração de informações sobre o status do pedido entre áreas internas e as escolas. O cliente ligava com frequência para saber sobre a data da entrega, causando desgastes de atendimento.
- As escolas não conheciam a variedade de materiais didáticos que o Sistema Piaget fornecia, limitando os pedidos sempre dentro dos mesmos itens.
A SOLUÇÃO: BENDITO PORTAL DE COMPRAS
- Agilidade e flexibilidade da Bendito na avaliação de novas customizações e funcionalidades que atendessem às particularidades do Sistema Piaget.
- Plataforma com automatização para diversos cenários de políticas comerciais. Possibilidade de trabalhar tabelas de preço específicas e porcentagens de desconto considerando os acordos estabelecidos com cada uma das mais de 200 escolas clientes.
- Integração dos fluxos de aprovação entre os departamentos internos em uma única ferramenta, com melhor acompanhamento do status dos pedidos internamente e também pelo cliente.
- Autonomia e simplicidade para o cliente fazer o pedido e conhecer toda a linha de materiais didáticos, a qualquer hora do dia e sem intermediação, resultando na agilidade da distribuição e entrega dos pedidos para escolas de todo o Brasil.
Conheça mais sobre o Bendito Portal de Compras clicando aqui.
Resultados Obtidos
Dentre os resultados observados nesse quase um ano de uso do Bendito Portal de Compras, o Sistema Piaget destaca:
- + R$16 milhões em pedidos transacionados na ferramenta.
- +2 mil pedidos feitos diretamente pelo cliente dentro do Portal de Compras.
- Curva ABC de Vendas: relatórios extraídos em tempo real na ferramenta sobre os materiais
- mais vendidos (e que nunca podem faltar no estoque!).
- Monitoramento dos TOP 5 clientes: as escolas que mais compram pela ferramenta estão em São Paulo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
- Autonomia do cliente para fazer o pedido sem intermediação e com simplicidade no uso da ferramenta, podendo acompanhar o status do pedido e da entrega.
- Facilidade de trato com fornecedor que reúne um bom atendimento e um custo acessível.
- Ferramenta Customizada que atende às variações de políticas comerciais do Sistemas Piaget e ainda traz a identidade da empresa na estética visual.
- Melhoria nos fluxos de aprovação do pedido: acompanhamento entre as áreas internas da empresa e pelo cliente, agilizando e integrando melhor os processos para a entrega às escolas.
“Antigamente, todos os pedidos chegavam por e-mail e a gente cadastrava manualmente. Tínhamos que pegar os pedidos de todos os clientes, fazer a revisão e ligar para eles para confirmar o pedido. Isso dava muito trabalho, porque às vezes o cliente não estava disponível, não podia atender e a gente ficava com o pedido parado. Além disso, com a interação manual, as informações se perdiam. Já dentro do sistema, a responsabilidade passa a ser do cliente, ele quem vai adicionar os produtos no carrinho, colocar observações, finalizar e nós só fazemos a checagem do pedido. Assim, já fica disponível para o faturamento fazer a nota fiscal, para a logística enviar o produto. Facilita a organização e a agilidade de entrega para os clientes.“